Você sabe qual a importância da mamografia anual?

A mamografia anual é um exame que tem o objetivo de avaliar a saúde das mamas. A partir desta espécie de radiografia, é possível identificar nódulos que podem ser considerados malignos ou benignos. Mas, ainda assim, poucas pessoas conhecem a sua importância.

Publicado por Grupo Biocentro
em

Você sabe qual a importância da mamografia anual?

A mamografia anual é um exame que tem o objetivo de avaliar a saúde das mamas. A partir desta espécie de radiografia, é possível identificar nódulos que podem ser considerados malignos ou benignos. Mas, ainda assim, poucas pessoas conhecem a sua importância.

Por isso, neste post vamos explicar por que a mamografia deve ser feita anualmente e o papel dela na saúde da mulher. Tire suas dúvidas: acompanhe o nosso artigo. Boa leitura!

O que é a mamografia?

Antes de abordar a importância da mamografia é preciso entender o que é e como é feito o exame. O procedimento é extremamente útil, pois, por meio de uma carga de radiação baixa, ele visualiza pequenos nódulos que, muitas vezes, não são palpáveis.

A mamografia é feita em um aparelho chamado mamógrafo. O exame convencional é realizado em poucos minutos e a mamografia digital dura menos ainda. O procedimento provoca pouca dor e desconforto.

A paciente, para fazer a mamografia, precisa ficar de pé diante do aparelho. Pois suas mamas são avaliadas uma de cada vez, tanto no sentido vertical quanto no horizontal.

Além de estar sem roupa da cintura para cima, no dia do exame, a mulher não pode usar creme, perfume, talco, desodorante ou quaisquer resíduos que possam prejudicar a captação das imagens.

Por que a mamografia anual é importante?

A mamografia salva vidas, por isso ela é tão importante. O risco de morte por câncer de mama é reduzido em 30% toda vez que a mulher realiza o exame. Isso acontece porque a mamografia mostra tumores que você e o médico não conseguem sentir com os dedos.

Quando o tumor não é palpável, a chance de cura é 100%, porém, se a lesão for grande, a chance diminui e a mulher corre o risco de ter que passar por uma cirurgia drástica, que é a mastectomia (retirada da mama).

A mamografia é um exame preventivo. No entanto, é preciso fazê-la pelo menos uma vez ao ano. Caso algum problema seja identificado, o exame, aliado à ultrassonografia, identifica o tipo de tumor e o tamanho. Dessa maneira, é possível o médico, junto à paciente, escolher o tratamento mais adequado.

Além disso, a mamografia anual permite uma redução na mortalidade por câncer de mama — já que a doença pode ser diagnosticada precocemente.

Portanto, se você tem 50 anos, não deixe de fazer o exame. Ele permite identificar qualquer alteração no tecido mamário.

Combater o câncer de mama faz a mulher assumir um papel de prevenção ao longo da vida, pense nisso!

Qual é a determinação para as mulheres de 50 anos?

Mulheres entre 50 e 69 anos devem fazer o exame anualmente. Essa é a recomendação da Sociedade Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia, Sociedade Brasileira de Radiologia e Sociedade Brasileira Mastologia.

Isso acontece por que o exame anual detecta um nódulo que não vai se manifestar e nem se desenvolver, mas que pode levar as intervenções sem necessidade.

Agora que você já sabe qual é a importância de fazer a mamografia anual, marque uma consulta com seu médico ou especialista e faça o procedimento. A prevenção é a melhor maneira de evitar doenças, principalmente o câncer de mama.

Gostou do nosso conteúdo? Assine nossa newsletter e fique por dentro de outros assuntos relacionados a saúde.

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Olá, deixe seu comentário para Você sabe qual a importância da mamografia anual?

Enviando Comentário Fechar :/