Vacinas são realmente importantes? Descubra!

Atualmente, diversas notícias e informações tem sido passadas a toda a população sobre as vacinas. Com isso, muitos pais têm deixado de vacinar seus filhos. Diante destas situações, consultar a opinião de um médico, bem como conhecer o calendário vacinal para cada idade são medidas essenciais. A seguir, conheça a importância das vacinas e alguns segredos sobre elas!

Publicado por Grupo Biocentro
em

Vacinas são realmente importantes? Descubra!

A volta de doenças graves

Provavelmente, recentemente você ouviu falar sobre a possibilidade de novos surtos de sarampo. Mas, como isso é possível se tal doença estava sendo controlada, e inclusive, considerada “extinta”?

Embora ainda não haja nenhum dado confirmado, provavelmente o retorno do sarampo e de outras doenças (como a poliomielite) se deva à ausência de vacinação em alguns indivíduos.

Seja por desconhecimento ou medo de efeitos adversos, muitos pais têm deixado de vacinar seus filhos – o que é um dado extremamente preocupante à saúde pública, colocando em risco a saúde de todos os indivíduos.

Afinal, o que são as vacinas?

As vacinas são confeccionadas a partir do agente causador de doenças, com o intuito de “ensinar” o corpo a lutar contra um determinado microorganismo.

Sendo assim, ao tomar a vacina, uma pequena quantidade da “doença” está sendo inoculada no organismo, porém apenas com o objetivo de tornar o corpo imune a tal patologia.

Portanto, a vacinação é a única maneira eficaz de se prevenir contra uma série de doenças causadas por vírus e bactérias, como HPV, tétano, difteria, coqueluche, sarampo, caxumba, e muito mais.

Vacina causa autismo?

Uma justificativa de muitos pais que deixaram de vacinar seus filhos foi a de que vacinas supostamente poderiam causar autismo.

Esta notícia se fez presente por muito tempo nas redes sociais, porém, se trata de uma FAKE NEWS – ou seja, não é verdade.

Embora exista esse boato, nada foi comprovado por comunidades científicas, e, portanto, não se pode afirmar que a vacina causa autismo.

Onde encontrar vacinas?

Quase a totalidade das vacinas indispensáveis para todas as crianças e adultos podem ser encontradas no sistema único de saúde (SUS). A vacinação pode ser feita na Unidade de Saúde mais próxima do seu endereço.

Quaisquer dúvidas ou informações sobre o tema devem ser obtidas com o médico de sua confiança. Na unidade de saúde, a enfermeira responsável pela vacinação também poderá prestar esclarecimentos.

Lembre-se que as vacinas podem salvar vidas, e, portanto, não devem ser deixadas de lado! Busque um posto de vacinação e atualize sua carteirinha.

 

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Olá, deixe seu comentário para Vacinas são realmente importantes? Descubra!

Enviando Comentário Fechar :/