Todo médico deve pedir exames?

A maioria das pessoas tende a buscar um médico quando está com algum sintoma e/ou alteração do organismo, e por esse motivo, preocupa-se com alguma doença. Menos comum, é quando o indivíduo busca seu médico de confiança para a realização de um “check up” ou para solicitar exames de rotina. E por falar em exames, será que eles devem ser pedidos pelos médicos em todas as consultas? A seguir, descubra a resposta e outras informações sobre o assunto!

Publicado por Grupo Biocentro
em

Todo médico deve pedir exames?

Quais exames podem ser pedidos pelo médico?

Antes de responder a pergunta que não quer calar, é preciso entender a finalidade da solicitação de exames. Basicamente, pode-se dizer que eles servem para complementar o raciocínio clínico do médico e/ou auxiliar no diagnóstico.

Alguns exames são feitos em laboratórios, a partir de amostras de sangue, fezes ou urina. Menos comumente, podem ser coletadas secreções, a exemplo do escarro.

Outra forma de avaliar o funcionamento do organismo é através de exames de imagem, que seriam ultrassom, tomografia, ressonância, cintilografia, raio-x e outros.

Cada um destes possui uma indicação específica!

O que mostram os exames?

Os exames de imagem e laboratoriais têm como principal objetivo demonstrar o que está acontecendo dentro do corpo. Por este motivo, o médico precisa investigar melhor as queixas do paciente e seus sintomas antes de pensar nos exames complementares.

Isso porque, quando não se tem uma ideia ou hipótese diagnóstica, não é possível ter a noção de quais exames precisam ser solicitados.

Por exemplo, se você chegar ao médico com uma queixa de dores nas articulações, ele precisará saber alguns dados, como:

·        Quais articulações estão doendo;

·        Quando a dor iniciou;

·        Histórico de traumas e/ou fraturas;

·        Se a dor já ocorreu antes;

·        Houve febre;

·        Existe algum diagnóstico de reumatismo;

E muito mais. Pensando que o paciente bateu seu joelho, pode-se pensar que a dor é devido a um trauma. Diferentemente, se o paciente possui um reumatismo, outros exames precisam ser pedidos.

Os exames são complementares

Considerando que os exames (tanto laboratoriais como de imagem) são apenas complementares, o médico não precisará solicitá-los em todas as consultas.

Isso porque, algumas queixas e/ou condições clínicas podem ser diagnosticadas no consultório, através da entrevista com o paciente (anamnese) e exame físico.

Portanto, caso o seu médico tenha lhe dado um diagnóstico e prescrito o tratamento mesmo sem ter solicitado exames, fique tranquilo, pois a sua situação clínica provavelmente poderia ser vista nitidamente sem que dados complementares fossem necessários!

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Olá, deixe seu comentário para Todo médico deve pedir exames?

Enviando Comentário Fechar :/