Sofre com herpes? Conheça alguns cuidados!

O herpes é causado por um vírus, que fica “guardado” no organismo dos indivíduos. Acredita-se que 80% da população tenha este agente em seu organismo, mas não precisa necessariamente manifestar a doença. Então, você deve estar se perguntando: por que alguns possuem feridas na boca, e outros não? Ou ainda, por que estas lesões surgem em determinados períodos? Infelizmente, as bolhas e vesículas de herpes trazem dores e desconfortos aos pacientes, inclusive estéticos, visto que tendem a aparecer nos lábios e nariz. A seguir, conheça alguns cuidados que pacientes com herpes precisam adotar!

Publicado por Grupo Biocentro
em

Sofre com herpes? Conheça alguns cuidados!

Cuidados com a exposição solar

Se você possui herpes, provavelmente já percebeu que no verão as feridas tendem a aparecer com maior frequência.

Isso ocorre, principalmente, pela exposição exagerada à luz solar. Sendo assim, uma maneira de prevenção seria utilizar filtros solares labiais, para minimizar os impactos da radiação.

Se possível, esta prática deve ser adotada o ano todo!

Hidratação labial

Outra situação que propicia o aparecimento de herpes são as fissuras e a descamação labial. Isso pode ocorrer durante o inverno, com o uso de determinados medicamentos, ou mesmo pela ausência de hidratação.

Pensando nisso, invista em hidratantes labiais, como manteiga de cacau e outras formulações especiais.

Controle do estresse

Em situações estressantes e desgastantes, o herpes tende a “reaparecer” e causar desconfortos aos pacientes.

Isso ocorre, principalmente, pela diminuição da imunidade que pode ocorrer nestes períodos.

Sendo assim, invista em bons hábitos de vida que preservem a sua saúde mental. Fuja de tudo aquilo que lhe desgasta, faça terapia, pratique atividade física e tenha momentos de lazer.

Alimentação adequada

Garantir que todos os nutrientes necessários para o bom funcionamento do organismo estão sendo ingeridos, é uma maneira de manter a sua imunidade “em dia”.

Como visto anteriormente, períodos de queda do sistema imune podem propiciar o surgimento de herpes, e com isso, é essencial evitar estes déficits.

Para manter seu sistema imunológico em perfeito funcionamento, invista em uma alimentação saudável!

Não compartilhar copos e talheres

O vírus herpes sempre pode ser transmitido, mas em situações que as feridas estão presentes, esta contaminação tende a ser ainda maior.

Portanto, para evitar a disseminação da doença entre pessoas que estão próximas de você, evite o compartilhamento de copos, xícaras, talheres, e quaisquer outros objetos que possam ter tido contato com a ferida.

Busque ajuda médica

Além de prevenir, é essencial tratar as lesões de herpes quando estas aparecerem. Existem pomadas específicas, e em casos especiais, pode ser necessário o uso de comprimidos.

Quanto antes o tratamento for instituído, menor será a exacerbação do quadro. Portanto, fuja deste sofrimento e busque um dermatologista de sua confiança!

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Olá, deixe seu comentário para Sofre com herpes? Conheça alguns cuidados!

Enviando Comentário Fechar :/