Grupo Biocentro Login:
Informe seu e-mail abaixo para continuar!
XGastrite é o nome dado a qualquer condição que envolva inflamação da mucosa do estômago, que é a camada responsável pelo revestimento do órgão. Alguns alimentos podem aumentar a irritação na mucosa, enquanto outros ajudam a amenizá-la.
Sua dieta é importante para o seu bem-estar, principalmente para seu sistema digestivo. Evitar alguns alimentos e bebidas e priorizar outros pode melhorar uma condição ruim.
Para conhecer os principais sintomas da gastrite e saber quais alimentos intensificam os efeitos colaterais da doença, continue acompanhando o nosso artigo!
Quais são os tipos de gastrite?
A gastrite pode acontecer de forma aguda — ou seja, de repente — ou de forma crônica, com um quadro mais arrastado. Existem vários tipos de gastrite, e todos são causados por diferentes fatores.
Na maioria das pessoas, o problema desaparecerá rapidamente após o tratamento. Já as formas de gastrite mais graves podem produzir úlceras ou causarem maior risco de câncer — por isso a importância de se fazer um diagnóstico correto e de buscar acompanhamento médico.
Quais são os sintomas da gastrite?
Os sintomas mais comuns da gastrite são:
dor no epigastro, a região mais superior do abdome;
queimação e/ou indigestão, que podem piorar ou melhorar com a ingestão de certos alimentos;
náuseas e/ou vômitos;
sensação de estômago cheio após as refeições.
É importante ressaltar que a gastrite nem sempre causa sinais e sintomas e que quase todas as pessoas terão algum episódio de indigestão e de irritação estomacal durante a vida. Porém, a maioria dos casos de indigestão são de curta duração e não requerem cuidados médicos.
Consulte um especialista se você apresentar sinais e sintomas de gastrite durante uma semana ou mais, de forma persistente. Também informe o seu médico se o desconforto no estômago ocorre depois de tomar medicamentos — especialmente aspirina ou outros analgésicos — e se ele está relacionado com os alimentos que você ingere.
Quais alimentos pioram os sintomas da gastrite?
Alguns alimentos e bebidas são conhecidos por intensificar os efeitos da gastrite e, portanto, devem ser evitados ou consumidos em pouca quantidade. Fique de olho:
Refrigerantes, sucos industrializados e café
A maioria das bebidas, com exceção da água, devem ser evitadas ao tratar a gastrite, especialmente os refrigerantes e sucos industrializados. Estes contêm muito açúcar e corantes artificiais em suas fórmulas, o que pode levar a uma maior irritação do revestimento do estômago. Por este mesmo motivo, todas as bebidas com cafeína, descafeinado e gaseificadas também devem ser removidas da dieta.
Alimentos ácidos
Enquanto a maioria dos vegetais são considerados seguros para comer quando se trata de gastrite, algumas pessoas sofrem de queimação e dor após consumirem cebola e alho. Existem também várias frutas que são muito ácidas e que devem ser evitadas. A lista inclui tomate, laranja, abacaxi e limão.
Alimentos picantes
Certos alimentos picantes podem piorar os sintomas gastrite, especialmente o refluxo, uma vez que esse tipo de alimento relaxa o esfincter esofágico, facilitando a passagem de conteúdo de volta do estômago. Eles devem ser removidos da dieta durante o processo de cicatrização da mucosa para evitar a irritação do estômago.
Temperos, como pimentas, mostarda e molhos picantes estão entre os principais alimentos responsáveis pela piora do quadro. Além disso, também devem ser evitadas especiarias, como pimenta preta e vermelha, alho em pó e pimenta em pó.
E aí, compreendeu melhor quais são os alimentos que podem piorar os sintomas da gastrite e que devem ser reduzidos ou eliminados da dieta?
Agora, compartilhe o conteúdo em suas redes sociais para que mais pessoas tenham acesso e também possam evitar esse grupo de alimentos!
Informe seu e-mail abaixo para continuar!
XA rede de saúde do interior do Maranhão
Ensino e Pesquisa
O verão está aí, e com o calor intenso, devemos ingerir muitos líquidos. Pensando nisso, optar por sucos...
Olá, deixe seu comentário para Saiba quais são os alimentos que pioram os sintomas da gastrite