Saiba porque procurar um nutricionista antes de iniciar uma dieta

A busca pelo corpo perfeito e saudável leva a maioria das pessoas à buscarem dietas e privações alimentares, no intuito de perder peso. Um nutricionista é essencial para adequar o caso. Entenda o porquê!

Publicado por Grupo Biocentro
em

Saiba porque procurar um nutricionista antes de iniciar uma dieta

A busca pelo corpo perfeito e saudável leva a maioria das pessoas à buscarem dietas e privações alimentares, no intuito de perder peso. Um nutricionista é essencial para adequar o caso. Entenda o porquê!

  1. Garantia de nutrientes

A desnutrição é causa de inúmeras doenças atualmente. E isso não está ligado apenas à privação alimentar, como também à alimentação pobre em nutrientes (muito comum nos dias atuais).

Portanto, o nutricionista será capaz de determinar as suas necessidades fisiológicas, e assim, guiá-lo para uma alimentação que garanta todos os nutrientes: vitaminas, proteínas, lipídios e carboidratos.

As dietas muitas vezes, acabam por privar um grupo alimentar (como a Low Carb, que exclui carboidratos da dieta), trazendo prejuízos futuramente.

  1. Reeducação alimentar

O acompanhamento nutricional faz-se necessário para estabelecer hábitos que perdurem por toda a vida. Caso contrário, todas as dietas feitas serão perdidas assim que finalizadas; além é claro, do efeito sanfona, super prejudicial à saúde.

A construção de bons hábitos se fará gradualmente, necessitando de um acompanhamento profissional, de modo a corrigir possíveis falhas em cardápios, déficits nutricionais, além do apoio psicológico e incentivo por cobranças.

  1. Acompanhamento dos resultados

Ir à nutricionista de tempos em tempos, é mais que pesar-se! O acompanhamento faz-se necessário para analisar quanta massa magra foi ganha, evolução de níveis de colesterol e glicose (acompanhados por hemogramas), e muito mais.

Além disso, seu peso ideal será calculado, e metas para atingi-lo serão estabelecidas. As correções e orientações necessárias também serão feitas neste tempo.

  1. Orientação de atividade física

A aquisição de hábitos saudáveis não depende apenas da alimentação: ela está estritamente relacionada com a prática de exercícios físicos.

E para isso, é essencial que haja uma orientação nutricional focada nos resultados: determinação da ingesta de proteínas, redução de carboidratos, e muito mais. Tudo isso, respeitando as necessidades diárias individuais.

  1. Aumento da disposição

É normal que a saúde emocional esteja afetada em momentos de dieta, pela privação à determinados alimentos que antes causavam prazer.

E, para ter forças e atingir suas metas, nada mais justo que uma alimentação voltada para mais disposição e energia!

O nutricionista poderá auxiliar neste sentido, orientando o consumo de barras proteicas, suplementos, e muito mais.

  1. Identificação de transtornos alimentares

Quando notar uma dificuldade tanto para ganhar, como também para perder peso, o nutricionista poderá realizar questionários, de modo à identificar possíveis transtornos alimentares. Surgindo a suspeita, o encaminhamento para um médico será feito.

Conheça alguns sintomas que podem sugerir estes transtornos:

  • Dificuldade para emagrecer ou perda de peso excessiva;
  • Compulsividade alimentar, principalmente em situações de estresse e ansiedade;
  • Indução do vômito após refeições;
  • Uso excessivo de laxantes e diuréticos para eliminar peso;
  • Perda ou ganho de peso inexplicável.
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Olá, deixe seu comentário para Saiba porque procurar um nutricionista antes de iniciar uma dieta

Enviando Comentário Fechar :/