Quando você deve buscar um psicólogo?

Infelizmente, as doenças mentais ainda são um tabu em nossa sociedade. Seja por vergonha ou preconceito, muitos indivíduos deixam de buscar ajuda de um médico ou psicólogo, pensando serem as “culpadas” pelos seus sintomas. Esta realidade precisa ser modificada, a iniciar pelas suas próprias atitudes e pensamentos. Assim como qualquer doença que acomete o corpo, as doenças da mente também precisam ser tratadas e merecem atenção. Mas, diferente do que muitos pensam, os psicólogos não precisam ser buscados apenas quando houver um diagnóstico. Estes profissionais podem auxiliar na busca do equilíbrio, e inclusive, auxiliar na prevenção dos transtornos da mente. A seguir, conheça algumas das situações em que o psicólogo poderá te ajudar!

Publicado por Grupo Biocentro
em

Quando você deve buscar um psicólogo?

Problemas em relacionamentos

As dificuldades em se relacionar, seja com seu parceiro, família, amigos ou mesmo no ambiente de trabalho, poderá te levar ao estresse e a exaustão emocional.

Embora você já possa ter “desabafado” com alguém sobre a situação, provavelmente isso não foi suficiente para que seus pensamentos se tornassem mais claros e organizados.

Neste sentido, o psicólogo poderá te ajudar. O profissional o fará ver a situação de maneira diferente, e sem dúvidas, irá auxiliar no encontro de possíveis caminhos e até mesmo na resolução do conflito.

Alívio do estresse

A sobrecarga e o estresse emocional são cada vez mais comuns dentre os indivíduos, e são fatores de risco comprovados para o desenvolvimento de certas doenças, como cânceres, pressão alta, diabetes, e muito mais.

Além disso, o estresse do dia a dia pode acarretar de maneira negativa no desempenho das tarefas diárias, levando o indivíduo a um ciclo vicioso de improdutividade e culpa.

Neste sentido, o psicólogo poderá orientá-lo sobre como conduzir os pensamentos e suas tarefas diárias, de modo a torná-los menos estressantes.

Busca do autoconhecimento

O processo de autoconhecimento é muito importante quando se deseja tomar uma decisão, ou mesmo estabelecer alguma mudança.

Olhar para dentro de si, sem que sejam feitos julgamentos desnecessários, é uma tarefa extremamente difícil e praticamente impossível.

Este também é um dos papéis do psicólogo, profissional que poderá te conduzir a uma nova fase da sua vida!

Dificuldades para dormir

Em uma fase de estresse, você provavelmente teve problemas sérios para dormir. E, quando finalmente conseguiu pegar no sono, pode ter sido acordado pensando naquele problema.

Cada vez mais é frequente dentre os indivíduos a dificuldade para dormir, e suas causas estão no estresse, excesso de responsabilidade, sentimento de culpabilidade, dentre outros.

Para aliviar estas tensões e melhorar a qualidade do seu sono, a terapia parece ser um bom caminho!

Melhora da saúde física

Diversas doenças do corpo são causadas ou mesmo pioradas por pensamentos negativos e transtornos da mente (como a ansiedade e depressão).

Neste sentido, de nada adiantarão os remédios se não houver uma mudança no comportamento e nas emoções experimentadas pelo indivíduo.

Para reconhecer esta situação e demonstrar alguns “atalhos” para a mudança, o psicólogo será um importante aliado.

 

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Olá, deixe seu comentário para Quando você deve buscar um psicólogo?

Enviando Comentário Fechar :/