Quando procurar um psicólogo? Descubra o momento ideal

Quem se preocupa em manter a saúde em dia sabe que é importante realizar checkups regularmente e fazer consultas de rotina. Isso é essencial para identificar problemas antes que eles piorem, possibilitando um tratamento eficaz. Mas você sabe quando procurar um psicólogo?

Publicado por Grupo Biocentro
em

Quando procurar um psicólogo? Descubra o momento ideal

Quem se preocupa em manter a saúde em dia sabe que é importante realizar checkups regularmente e fazer consultas de rotina. Isso é essencial para identificar problemas antes que eles piorem, possibilitando um tratamento eficaz. Mas você sabe quando procurar um psicólogo?

Muitas pessoas desconhecem a importância dessa especialidade, deixando para buscar ajuda profissional quando a situação já está agravada. Pois saiba que os cuidados com a saúde mental são tão necessários quanto os que garantem a saúde do corpo.

Por isso, vamos explicar por que é importante ir ao psicólogo e mostrar alguns fatores que indicam quando é o momento certo de procurar um especialista. Veja!

Por que ir ao psicólogo?
Alguns não vão ao psicólogo por vergonha ou por dar menor importância aos problemas pessoais. Outros acham que é caso para quem está em estado grave, chegando à “loucura” ou algum transtorno.

O fato é que essas opiniões estão baseadas em preconceitos e falta de informação, gerando um pensamento equivocado. Mas, felizmente, esse tabu está sendo quebrado.

Sabe-se, hoje em dia, que os campos mental e emocional são essenciais para a saúde, podendo impactar até no aspecto físico, causando dores no corpo ou outras disfunções no organismo.

Portanto, fazer terapia com um psicólogo pode ajudar a resolver problemas emocionais ou simplesmente proporcionar mais qualidade de vida e equilíbrio entre corpo e mente.

Devo procurar um psicólogo?
Veja alguns fatores aos quais você deve prestar atenção e saiba se é o momento de procurar um profissional.

Busca por autoconhecimento
Você sabe quem você é? Tudo bem se ficou em dúvida para responder. Geralmente não nos conhecemos verdadeiramente, apesar de muitas vezes acharmos que sim.

Se você não entende de onde vêm certos sentimentos ou por que tem alguns comportamentos, um psicólogo pode ajudar a conduzir seu olhar para você mesmo, para que entenda melhor suas emoções, atitudes, medos e manias.

Inclusive, muitos sentimentos negativos aparecem justamente devido à falta de autoconhecimento. E, sabendo quem realmente somos, podemos romper padrões de comportamento e pensamento que nos fazem mal.

Sentimentos negativos constantes
Todos nós sentimos tristeza, desânimo ou raiva, de vez em quando. Mas, quando esses sentimentos se tornam constantes e em excesso, eles podem atrapalhar a vida devido à falta de domínio emocional.

Estresse, ansiedade e alterações de humor podem evoluir para casos mais graves, afetando seriamente a saúde. Se você se sente à flor da pele, com baixa autoestima, come compulsivamente ou chora o tempo todo, também pode ser sinal de que algo não vai bem.

Todas essas emoções e sofrimento intenso podem ser trabalhados com um psicólogo, que ajuda a compreender e lidar com a dor de forma saudável.

Insatisfação com alguma área da vida
Quando temos algum problema — seja no trabalho, família, lazer ou relacionamento —, outras esferas da vida podem ficar comprometidas. A insatisfação pode levar ao desânimo ou sentimento de vazio e intensificar o sedentarismo, prejudicando a qualidade de vida.

Se você se sente estagnado no trabalho, se atividades que antes davam prazer não interessam mais, ou se você se sacrifica por todos e esquece de se dedicar a si mesmo, sua vida pode entrar em desequilíbrio.

Nesse caso, o psicólogo pode ajudar a identificar o que está desencadeando o problema, para que você retome a satisfação pela vida.

Situações e fases difíceis
Para alguns, problemas como separação, luto ou perdas materiais podem ser muito penosos, de modo que a pessoa não vê saída ou qualquer perspectiva de melhora. O mesmo pode ocorrer com problemas mal resolvidos do passado, que trazem à tona sentimentos como culpa ou pensamentos obsessivos.

Nesses casos, o psicólogo pode dar o apoio necessário para a pessoa digerir e enfrentar melhor a situação, seja o momento atual seja o problema do passado. Assim, é possível adquirir força e clareza para superar os conflitos e seguir a vida adiante.

Lembre-se que, diante de qualquer sintoma, é sempre importante procurar médicos e especialistas. Agora que já sabe quando procurar um psicólogo, se você busca por um lugar acessível e confiável, entre em contato com a gente e venha conhecer a clínica mais próxima de você!

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Olá, deixe seu comentário para Quando procurar um psicólogo? Descubra o momento ideal

Enviando Comentário Fechar :/