Quando devo procurar o atendimento de emergência?

Os sintomas físicos costumam ser extremamente preocupantes para os pacientes, e muitas vezes não se tem o conhecimento sobre qual tipo de atendimento médico buscar. Mas, depois de ler este artigo, você nunca mais terá este problema!

Publicado por Grupo Biocentro
em

Quando devo procurar o atendimento de emergência?

Basicamente, podemos dizer que existem dois tipos de consultas médicas:

·        Urgência e emergência: feitas em hospitais e unidades pronto atendimento (ou pronto socorro), com o intuito de tratar quadros mais agudos e graves;

·        Ambulatorial: seria a consulta agendada, diante de condições clínicas que o paciente tem condições de aguardar até o dia do atendimento.

Mas, a maior dificuldade está: quais são os sintomas de gravidade que devem te levar a buscar o atendimento de urgência/emergência? Conheça a seguir alguns deles – mas, lembre-se que nem todas as situações estão aqui descritas!

Dor no peito

Embora as dores torácicas (popularmente chamadas de “dores no peito”) possam ter diversas causas, algumas destas são graves e podem inclusive levar ao óbito caso o atendimento médico não seja buscado – o infarto é a patologia mais conhecida.

Portanto, quando houver uma piora da dor existente ou mesmo surgimento abrupto do sintoma, um serviço médico deve ser buscado imediatamente.

Febre alta

Ainda que diversos quadros mais “leves” possam cursar com febre (a exemplo de resfriados), outras situações mais graves podem provocar febres altas e demandar atendimento imediato.

Algumas patologias que podem ter esse sintoma são: meningites, pneumonias, dengue, e muitas outras.

Dor de cabeça extremamente forte

A queixa de cefaleia está presente em uma grande parcela da população, porém, existem alguns sintomas/sinais que devem sempre levar o paciente a buscar ajuda médica imediatamente. São eles:

·        Mudança no padrão da dor;

·        Perda da consciência, sonolência ou qualquer outra situação de comprometimento neurológico;

·        Formigamentos, perda de movimento de membros;

·        Dor de início abrupto, que não havia acontecido anteriormente.

Intoxicações medicamentosas

O consumo excessivo e/ou errôneo de medicações é sempre uma emergência médica que merece atenção imediata.

Quanto antes o atendimento for feito, menores os riscos e complicações, pois se torna possível realizar a lavagem gástrica no paciente e impedir a absorção dos medicamentos pelo organismo.

Dificuldades para respirar

A dificuldade para respirar, acompanhada ou não de sinais de infecção, deve sempre ser um motivo de preocupação para os pacientes.

As causas variam conforme a faixa etária, e por este motivo, o diagnóstico precoce é essencial, bem como o suprimento adequado de oxigênio.

Sangue no vômito, nas fezes ou na urina

A presença de sangue no vômito, nas fezes ou na urina é uma situação que foge da normalidade e pode indicar risco à vida do paciente.

Nestas situações, o pronto atendimento também deve ser buscado, e em casos mais graves, o SAMU pode ser chamado.

Queimaduras

Embora muitas pessoas conheçam métodos “caseiros” para o tratamento de queimaduras, sabe-se que estes podem colocar em risco a integridade da pele do paciente, e em determinadas situações até mesmo a sua vida.

Portanto, diante de queimaduras, chame o serviço de emergência ou busque o pronto socorro mais próximo.

Tentativa de suicídio

Diante de uma tentativa de suicídio o serviço médico deve ser acionado. O mesmo deve ser feito quando o próprio indivíduo tiver em mente pensamentos e/ou ideações suicidas.

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Olá, deixe seu comentário para Quando devo procurar o atendimento de emergência?

Enviando Comentário Fechar :/