Quais tipos de ultrassom podem ser solicitados?

Provavelmente, você já precisou realizar um ultrassom ou conhece alguém que o fez em algum momento da vida. Trata-se de um exame de imagem, extramente simples, feito com o objetivo de avaliar um órgão, sistema ou parte do corpo. Diferente do que muitos pensam o ultrassom não é sempre igual. Ele pode ser pedido em diversas situações clínicas, e por este motivo, costuma ser feito apenas quando houver indicação médica. A seguir, conheça os principais tipos de ultrassom, e o que cada um deles avalia.

Publicado por Grupo Biocentro
em

Quais tipos de ultrassom podem ser solicitados?

1) Abdominal

Como o nome sugere, é um exame que tem como principal objetivo avaliar os órgãos contidos no abdome.

Sendo assim, este ultrassom visualiza o intestino, pâncreas, fígado e vesícula biliar, principalmente.

2) Pélvico

A ultrassonografia pélvica é mais pedida para as mulheres, com o objetivo de avaliar o útero, ovários, tubas e bexiga.

Por exemplo, quando há a suspeita de um cisto ovariano, este é um bom exame a ser solicitado.

3) De vias urinárias

Os cálculos renais são uma condição que causa dor, náuseas, vômitos, e costumam levar os pacientes a buscar por serviço de emergência.

A ultrassonografia de vias urinárias tem como objetivo avaliar os rins, ureteres e bexiga, e assim, identificar onde está o cálculo, seu tamanho e outros detalhes.

4) Transvaginal

O ultrassom transvaginal é solicitado para as mulheres que já tiveram relação sexual, pelo fato de permitir uma melhor visualização do útero e seus anexos.

É um excelente exame para a visualização de miomas, por exemplo.

5) Durante a gestação

Diversos são os exames solicitados para as gestantes, e dentre a lista imensa, encontra-se o ultrassom.

Dentre os tipos de ultrassom pedidos, estão morfológico, 3D, 4D, transvaginal, e muito mais. Cada um destes é solicitado em momento específico da gestação, de acordo com o crescimento do feto e o que se deseja ver.

6) De articulações

Dores articulares são muito frequentes dentre a população, e esta é uma das queixas que leva o médico a solicitar o exame em questão.

Além disso, ele pode ser feito em condições de trauma e infecções, para visualizar o conteúdo das articulações e detectar possíveis danos ou infiltrados.

7) Do coração

Também chamado de ecocardiograma, o ultrassom do coração é solicitado para pacientes com queixas específicas e/ou suspeita de doenças do órgão.

Por exemplo, indivíduos que tenham arritmias podem fazer o exame para buscar trombos. Em doenças de válvulas ele também pode ser solicitado, além da sua necessidade após infartos e outros eventos agudos.

8) De vasos sanguíneos

O EcoDoppler é um exame pedido para a visualização de artérias e veias, que são os vasos que conduzem o sangue pelo organismo, levando-o e retirando-o dos tecidos.

Este exame pode ser pedido conforme a estrutura que se deseja ver. Por exemplo, pode-se solicitar um ecodoppler de artérias renais, para ver como o sangue está sendo transportado até os rins.

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Olá, deixe seu comentário para Quais tipos de ultrassom podem ser solicitados?

Enviando Comentário Fechar :/