Quais sintomas indicam doenças cardiovasculares?

As doenças cardíacas e vasculares vêm aumentando drasticamente, devido aos maus hábitos alimentares e ao sedentarismo. Hipertensão arterial, infarto agudo do miocárdio e aterosclerose, são alguns exemplos.

Publicado por Grupo Biocentro
em

Quais sintomas indicam doenças cardiovasculares?

As doenças cardíacas e vasculares vêm aumentando drasticamente, devido aos maus hábitos alimentares e ao sedentarismo. Hipertensão arterial, infarto agudo do miocárdio e aterosclerose, são alguns exemplos.

Muitas delas são silenciosas, e descobertas ao acaso; enquanto outras podem manifestar alguns sintomas. Mas, quais seriam considerados sinais de alerta para doenças deste sistema? Conheça a seguir!

Antes, lembre-se: o diagnóstico pode ser dado apenas por um médico, e, portanto, quando houver sintomas e/ou dúvidas, busque-o! o eletrocardiograma é o principal exame solicitado, sendo capaz de detectar diversas alterações cardíacas.

#1: Cansaço excessivo

A ausência de energia ou mesmo a fadiga, podem ser decorrentes de uma doença cardiovascular. Sabe-se que o sangue é bombeado para todo o corpo através do coração, e nele, estão sendo transportada uma infinidade de substâncias, que permitem o desempenho das atividades diárias (glicose, oxigênio e muitos outros nutrientes).

Sentir-se cansado pode ser normal após tarefas desgastantes, mas fugindo desta condição, pode-se ter uma insuficiência cardíaca. Esteja atento!

#2: Inchaços

O inchaço principalmente dos membros inferiores (isto é, pernas e pés), pode ser um importante indicativo de doença cardiovascular. Como já dito anteriormente, o coração bombeia o sangue que será transportado nas artérias, e que retornará nas veias.

Qualquer defeito neste órgãos pode ocasionar o acúmulo de líquido em determinados locais do corpo, e pela lógica da  força da gravidade, ocorrerá principalmente nos membros inferiores.

#3: Dificuldades para respirar

A dificuldade para respirar não é um sintoma exclusivo de doenças pulmonares. Ela pode ser inclusive, um indicativo de infarto do miocárdio.

Portanto, precisa ser sempre muito bem analisada, e se acompanhada de dores no peito, é um sinal importante!

#4: Alterações nos batimentos cardíacos

Os batimentos cardíacos servem de parâmetro para determinar a atividade do coração. A alteração destes para mais ou menos, ou ainda, a irregularidade no ritmo dos batimentos, deve ser cuidadosamente avaliada!

Ela pode ser facilmente percebida através da medida do pulso.

#5: Impotência sexual

A ereção depende de um complexo mecanismo vascular que ocorre no sistema genital. Portanto, a ausência de vascularização correta, bem como a insuficiência cardíaca, podem resultar em desequilíbrio desta função.

Sendo assim, a impotência sexual principalmente em jovens, deve sempre servir de fator de alerta para doenças cardiovasculares.

#6: Cianose

A cianose é um termo técnico utilizado para designar a presença de extremidades com cor azulada ou arroxeada, sendo mais comum na ponta dos dedos e lábios.

A explicação médica dada é que ela decorre de uma baixa concentração de oxigênio, sendo muitas vezes um problema cardiovascular.

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Olá, deixe seu comentário para Quais sintomas indicam doenças cardiovasculares?

Enviando Comentário Fechar :/