Grupo Biocentro Login:
Informe seu e-mail abaixo para continuar!
XNosso corpo está constantemente produzindo energia para desempenhar distintas tarefas, que vão desde exercícios físicos de alta performance, até o simples respirar. Sem falar que todas as células do organismo precisam de energia para desempenhar suas funções corretamente, e, portanto, existe uma extensa maquinaria envolvida neste processo.
Para que esta energia seja produzida corretamente, é necessária uma alimentação adequada! Os carboidratos são a base de qualquer dieta, por fornecem a glicose para auxiliar em todos os processos.
Mas, para que a glicose atue corretamente, ela precisa ser “captada” para dentro das células – função esta, facilitada pela insulina, um importante hormônio produzido no pâncreas!
E a diabetes é exatamente um defeito nesta etapa: na produção e/ou ação da insulina. Com isso, todos os açúcares consumidos ficam concentrados no sangue, sem que seja possível desempenharem suas funções energéticas.
Existem alguns fatores que tornam os indivíduos mais suscetíveis ao desenvolvimento da doença, e dentre estes, podemos citar:
· Histórico familiar: a hereditariedade contribui na maior parte dos casos, principalmente quando há parentes de primeiro grau com a doença.
· Hipertensão arterial sistêmica: a famosa pressão alta também pode ser um fator desencadeante.
· Idade superior a 45 anos: com o avançar da idade, o corpo tende a alterar sua produção de insulina, bem como a ação do hormônio, que pode culminar em diabetes.
Mas, como identificar uma diabetes? A seguir, saiba os principais sintomas indicativos!
1: Sede excessiva
O aumento da necessidade de ingestão de água, bem como a necessidade constante de urinar, podem ser os primeiros sintomas de uma diabetes.
Mas, não deve preocupar-se quando este sintoma aparece isolado, visto que a sede pode ser uma demanda temporária do organismo, resultante do calor, por exemplo.
2: Cansaço
Como não está sendo produzida toda a energia necessária, é comum que o cansaço surja em diferentes horas do dia.
O indivíduo torna-se mais lento nas atividades diárias, e também torna-se incapaz de desempenhar algumas tarefas pela fadiga.
3: Fome excessiva
Por mais que o paciente esteja se alimentado da forma correta, o corpo não está conseguindo absorver os nutrientes e compostos como deveria, e assim, o cérebro entendo tal situação como fome.
Portanto, a fome e a sede excessivas devem ser sempre um sinal de alerta para a diabetes.
4: Alterações de peso
Muitas pessoas acabam ficando emagrecidas após o surgimento da diabetes, e juntamente com os demais sintomas, acabam precupando-se e buscando um médico.
Vale lembrar que a perda é significativa, e em alguns casos chega até mesmo a 15 kg.
5: Alterações na visão
O sangue estará rico em glicose, e assim, suas funções não será desempenhadas com sucesso. O olho é um órgão ricamente vascularizado (isto é, recebe sangue o tempo todo), e pode ser afetado pelo excesso de açúcar.
É muito comum a queixa de visão turva no início da diabetes, justamente pelo motivo explicado anteriormente.
6: Alterações comportamentais
O cérebro só consegue desempenhar suas funções se houver a disponibilidade energética adequada – esta, feita exclusivamente com glicose.
Na diabetes, o indivíduo pode ter dificuldades de concentração, irritabilidade, e diversos outros sintomas que remetem ao mau funcionamento do sistema nervoso central.
Informe seu e-mail abaixo para continuar!
XA rede de saúde do interior do Maranhão
Ensino e Pesquisa
O verão está aí, e com o calor intenso, devemos ingerir muitos líquidos. Pensando nisso, optar por sucos...
Olá, deixe seu comentário para Quais sintomas indicam a diabetes? Tudo que você precisa saber!