Quais são as principais causas das dores nos rins?

É muito comum sentir dores no abdômen, mas como saber se são dores nos rins? Será que as coisas por lá, andam bem? O rim é um órgão que fica na parte posterior do abdômen, próximo a coluna vertebral, e possui um formato curioso parecido com um feijão. Ele pesa aproximadamente 150 gramas cada e é de extrema importância para a vida.

Publicado por Grupo Biocentro
em

Quais são as principais causas das dores nos rins?

É muito comum sentir dores no abdômen, mas como saber se são dores nos rins? Será que as coisas por lá, andam bem?

O rim é um órgão que fica na parte posterior do abdômen, próximo a coluna vertebral, e possui um formato curioso parecido com um feijão. Ele pesa aproximadamente 150 gramas cada e é de extrema importância para a vida.

Isso porque ele é responsável por algumas funções cruciais para o organismo. São elas: filtrar o sangue de organismos nocivos, controlar os níveis de eletrólitos (fósforo, cálcio, potássio, bicabornato, magnésio etc), verificar a quantidade de água no corpo, produzir vitamina D, estimular a produção de glóbulos vermelhos e hormônios, entre outras.

Geralmente, os rins não se manifestam claramente em doenças que estão em processo inicial. Pelo contrário, é muito comum os pacientes descobrirem as doenças renais em estágios já bem avançados.

Por isso, a atenção deve ser redobrada com quaisquer sinais que venham deste órgão. É preciso ficar atento aos seguintes sintomas: dores lombares seguidas por calafrios, febres, náuseas, vômitos, urina escura, espumosa ou com sangue, cólica renal, hipertensão e anemia. Até mesmo o hábito de acordar com frequência para urinar ou a ausência de urina e dores na região lombar e também na coluna precisam ser observadas.

Apesar dos sintomas serem muito parecidos com doenças comuns, exames rotineiros como de urina — realizados regularmente para medir o nível de creatinina no corpo e identificar alguns sintomas de possíveis infecções urinárias — podem ajudar a ter um diagnóstico eficiente em relação ao quadro.

Quais são as principais causas das dores nos rins?

A dor renal pode ser originada por diversos fatores como isquemia renal, em que há redução de sangue, infecção dos rins, distensão da pelve renal ou da cápsula que envolve os rins, porém as doenças e lesões renais mais comum são:

  • cálculo renal;
  • infecção dos rins (pielonefrite);
  • doença policística renal;
  • hidronefrose;
  • trombose da veia renal;
  • isquemia renal;
  • câncer renal;
  • trauma nos rins.

Quais os cuidados diários para não desenvolver doenças renais?

Apesar das doenças renais serem graves, alguns cuidados diários podem evitar que elas apareçam. Confira alguns:

Hidratação

O consumo de líquidos é fundamental para evitar pedras nos rins. O recomendável é a ingestão de pelo menos dois litros de água por dia,

Temperatura

Os casos de cálculo renal no verão aumentam pelo menos 30%. O ideal é aumentar o consumo de água, por exemplo, e usar roupas leves.

Bebidas alcoólicas

Elas aumentam a desidratação e o ácido úrico. Além do mais, bebidas fermentadas contribuem para o surgimento de pedras renais. Por este motivo, as bebidas alcoólicas devem ser evitadas.

Alimentação

O consumo elevado do sal na alimentação leva a um maior descarte de sódio pelo rim. Consequentemente, aumenta-se a produção de outras substâncias como cálcio, fósforo e ácido úrico, causando assim, a pedra no rim.

Os rins possuem uma função vital para o corpo. Por exemplo, eles recebem o sangue das artérias renais, filtram e devolvem parte para as veias renais rumo ao coração. Sendo assim, é preciso ficar de olho nas dores nos rins.

Ficou com alguma dúvida sobre o tema? Então deixe nos comentários abaixo.

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Olá, deixe seu comentário para Quais são as principais causas das dores nos rins?

Enviando Comentário Fechar :/