Profissionais da saúde: descubra como cada um destes pode te ajudar!

É muito comum que se tenha a ideia de que os médicos são os únicos profissionais da saúde capacitados para estabelecer tratamentos e melhorar a qualidade de vida de pacientes. Existem diversas áreas dentro da saúde, que podem te ajudar em situações específicas. A seguir, conheça as suas funções e saiba quando procurar por cada um destes profissionais!

Publicado por Grupo Biocentro
em

Profissionais da saúde: descubra como cada um destes pode te ajudar!

Psicólogos

Os psicólogos são profissionais capacitados em cuidar da saúde da mente dos indivíduos. Sendo assim, atuam através de diversas modalidades de terapia, sendo cada uma delas indicada para situações específicas.

Se você possui alguma dificuldade em lidar com seus problemas, já teve diagnóstico de depressão, ansiedade, síndrome do pânico, TOC, ou qualquer outro transtorno mental, busque um psicólogo de sua confiança.

Farmacêuticos

Muito além de vender remédios em farmácias, esta profissão atua também na fabricação de medicamentos, indústria cosmética, produtos de higiene pessoal, atenção em vigilância sanitária, desenvolvimento de vacinas, e muito mais.

Fonoaudiólogos

Os fonoaudiólogos atuam em escolas, clínicas, hospitais, centros de reabilitação, e diversos outros locais, no sentido de cuidar da fala, audição, escrita e leitura dos indivíduos.

Por exemplo, realizam tratamentos após AVCs (popularmente chamados de derrame), auxiliam crianças com atraso de fala, e muito mais.

Fisioterapeuta

A fisioterapia é a área da saúde que cuida da reabilitação do movimento e da postura. Sendo assim, um fisioterapeuta atua e auxilia no tratamento de lesões por acidentes, após cirurgias, problemas posturais, e muito mais.

Terapia Ocupacional

O terapeuta ocupacional é um profissional extremamente importante quando o assunto é qualidade de vida e bem-estar. Esta área da saúde responsabiliza-se por adaptar a vida e o cotidiano dos indivíduos conforme as particularidades que eles possuem.

Por exemplo, o terapeuta ocupacional pode auxiliar um paciente com Parkinson a desenvolver estratégias para se alimentar de maneira facilitada, tomar banho sozinho, e muito mais.

Enfermagem

Os enfermeiros estão envolvidos em uma série de cuidados em saúde, e atuam em hospitais, clínicas, casas de apoio (como asilos), e muito mais.

Dentre seus inúmeros papéis, estão procedimentos hospitalares (como a passagem de sondas), atendimento em prevenção de saúde, troca de curativos, prescrição de determinados medicamentos, coleta de exame preventivo, e muito mais.

Odontologia

A odontologia é uma grande área envolvida nos cuidados de saúde bucal. Dentro dela, existem diversas subespecialidades, que atuam em diferentes aspectos – como em cuidados com a gengiva, implantes dentários, aparelhos ortodônticos, etc.

Nutrição

A adoção de uma alimentação saudável permite a manutenção do peso adequado, evita doenças, além de deixar os indivíduos mais dispostos e plenos.

O nutricionista é o responsável pela recomendação de dietas e alimentação saudável, e deve ser procurado por todas as pessoas!

Educação física

Praticar uma atividade física é uma maneira eficiente de prevenir uma infinidade de doenças, além da garantia de bem-estar que esta prática irá trazer.

Porém, para ajudar que cada indivíduo realize tais exercícios de maneira correta, existe o profissional da educação física. Além disso, ele irá orientar sobre a frequência destas, quais atividades se encaixam melhor em cada perfil, evitará o surgimento de lesões, e muito mais.

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Olá, deixe seu comentário para Profissionais da saúde: descubra como cada um destes pode te ajudar!

Enviando Comentário Fechar :/