Problemas de visão: quando suspeitar?

A dificuldade para enxergar é uma realidade para milhares de pessoas em nosso país. Embora muitas delas já tenham diagnóstico, uma grande maioria ainda não buscou ajuda médica e tem dificuldades no desempenho das atividades diárias. Quando o indivíduo percebe que está com problemas visuais, deve buscar o médico especialista, que é o oftalmologista. Geralmente, a avaliação clínica e exames são realizados ainda em seu consultório, e o melhor tratamento é indicado para cada caso. Mas, quando suspeitar de doenças visuais? A seguir, conheça alguns sintomas!

Publicado por Grupo Biocentro
em

Problemas de visão: quando suspeitar?

A dificuldade para enxergar é uma realidade para milhares de pessoas em nosso país. Embora muitas delas já tenham diagnóstico, uma grande maioria ainda não buscou ajuda médica e tem dificuldades no desempenho das atividades diárias.

Quando o indivíduo percebe que está com problemas visuais, deve buscar o médico especialista, que é o oftalmologista. Geralmente, a avaliação clínica e exames são realizados ainda em seu consultório, e o melhor tratamento é indicado para cada caso.

Mas, quando suspeitar de doenças visuais? A seguir, conheça alguns sintomas!

1. Dores de cabeça

As cefaleias (popularmente chamadas de dores de cabeça) podem ser um primeiro sinal de que a saúde visual não vai bem.

Elas tendem a surgir após longos períodos de uso “excessivo” da visão, como fixar o olhar o dia todo em computador ou outras telas, após o trabalho, etc.

Vale lembrar que esta não é a única causa de cefaleia, e, portanto, o responsável pelo diagnostico será o seu médico.

2. Fotofobia

A fotofobia, como o próprio nome sugere, é a sensibilidade e intolerância a luz excessiva. Pode surgir com pequenas alterações de luminosidade, e ser um indicativo de alteração visual.

Ela pode estar associada com as dores de cabeça e dificuldade para enxergar, alertando para a necessidade de buscar um especialista.

3. Dificuldades para enxergar

A necessidade de franzir a testa e fechar parte dos olhos para enxergar, a dificuldade de visualizar pessoas de longe, ou ainda, precisar afastar um livro para conseguir lê-lo, podem ser sinais de que a visão não está saudável.

Dentre os diagnósticos mais prováveis, está o astigmatismo, a hipermetropia e a miopia - que podem exigir o uso de lentes ou mesmo cirurgias (reservada para poucos casos).

4. Lacrimejamento

Lacrimejar após grandes esforços visuais foge da normalidade, e também pode ser indicativo de doenças oculares. É um sintoma que exige investigação médica.

5. Visão embaçada

Esta talvez seja uma das queixas mais comuns nos consultórios de oftalmologia, e geralmente uma primeira manifestação de doenças visuais.

6. Alterações pupilares

A pupila é uma estrutura contrátil, que tem como função controlar a entrada de luz nos olhos. Sendo assim, tem papel fundamental para a formação da imagem.

Alterações neste mecanismo podem impactar em dificuldades visuais, e exigem investigação.

7. Necessidade de esfregar os olhos

A necessidade de esfregar os olhos várias vezes ao dia, muitas vezes, torna-se imperceptível ao paciente que tem os olhos “irritados”.

Este pode ser um indicativo de doença ocular, que merece investigação.

 

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Olá, deixe seu comentário para Problemas de visão: quando suspeitar?

Enviando Comentário Fechar :/