Por que o médico pediu uma biópsia?

Você ou algum familiar foi ao médico, e foi solicitada uma biópsia? A maioria das pessoas pensa que o único objetivo deste exame é fazer diagnóstico de câncer, mas esta não é uma verdade. A biópsia é um exame extremamente amplo, e que pode ser pedido em várias doenças para que seja feita uma melhor avaliação do órgão ou tecido em que existe uma suspeita diagnóstica. A seguir, saiba o que é, para que serve, e quando pode ser pedida uma biópsia.

Publicado por Grupo Biocentro
em

Por que o médico pediu uma biópsia?

Afinal, o que é uma biópsia?

A biópsia é um exame que extrai fragmentos do corpo humano, para que estes sejam preparados em um laboratório de patologia, e olhados no microscópio por um médico capacitado – que é o patologista.

Sendo assim, ela pode ser feita de quaisquer estruturas: pele, rins, cistos, útero, ovário, fragmentos cirúrgicos, e muito mais.

O principal objetivo é avaliar de forma minuciosa o corpo humano, e assim, obter dados e informações que possam ajudar no diagnóstico e consequentemente, guiar o tratamento.

Para que serve?

A biópsia pode ser pedida para um médico em diversas situações, como:

·        Realização de diagnósticos;

·        Escolha pelo melhor tratamento;

·        Estadiamento de doenças (isso é, uma classificação conforme o grau de acometimento);

·        Comprovação de um diagnóstico para a liberação de medicamentos no SUS ou planos de saúde;

·        Exclusão da possibilidade de tumores malignos;

E muito mais.

Quando lhe for solicitado este exame, questione o médico sobre os reais motivos e esclareça todas as suas dúvidas!

Em quais doenças pode se fazer uma biópsia?

Agora que você já conhece mais sobre este exame, iremos listar algumas das situações em que os médicos podem e costumam pedir biópsia. Mas, lembre-se que a lista é infinita, e vai muito além destas possibilidades!

1) Biópsia da pele: muito frequentemente, o dermatologista extrai uma parte da pele para que seja examinada em microscópico. Isso pode ser feito quando aparecem pintas (tecnicamente chamadas de nevos), em doenças descamativas (como a psoríase), e muito mais.

2) Doenças renais: o diagnóstico de diversas doenças que acometem os rins só pode ser feito através da biópsia. Através deste exame o melhor tratamento será escolhido.

3) Acometimento da medula óssea: a biópsia da medula pode ser feita não apenas em situações em que se suspeita de leucemia, como também em outras doenças que acometem o sangue.

4) Próstata: a próstata é um órgão exclusivamente masculino, e pode apresentar uma série de alterações com o avançar da idade, como tumores e o crescimento benigno do tecido. Para que seja feita a diferenciação dentre estas doenças, pode ser necessária a biópsia.

5) Tireoide: a presença de nódulos e alterações no funcionamento da tireoide podem indicar a sua punção, e este material extraído também é enviado para a biópsia.

6) Doenças uterinas: o útero é um órgão da mulher, e pode apresentar miomas, endometriose, e uma série de afecções, as quais podem necessitar de biópsia para um diagnóstico adequado.

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Olá, deixe seu comentário para Por que o médico pediu uma biópsia?

Enviando Comentário Fechar :/