Por que o homem não deve fugir da consulta ao urologista?

O urologista é o médico especializado em sistema urinário (que inclui uretra, bexiga, e o funcionamento dos órgãos em questão), e também em todo o sistema genital masculino.

Publicado por Grupo Biocentro
em

Por que o homem não deve fugir da consulta ao urologista?

O urologista é o médico especializado em sistema urinário (que inclui uretra, bexiga, e o funcionamento dos órgãos em questão), e também em todo o sistema genital masculino.

Sabe-se que os homens tendem a viver menos que as mulheres, por cuidarem menos de sua saúde e adiarem o máximo possível a consulta ao médico.

E quando se fala em visitar o urologista, existe ainda um preconceito imposto pela sociedade, bem como vergonha e medo dos homens.

Mas saiba, a medicina preconiza a ética, e tudo que é tratado dentro do consultório, não sairá de dentro do consultório.

Mais que isso, a função do médico é única e exclusivamente no sentido de identificar e tratar problemas, para assim, melhorar a qualidade de vida do paciente.

Portanto, consultar um urologista frequentemente é sinônimo de preocupação com a sua saúde!

Mas, por que ir a este médico é tão importante?

  1. Rastreio do câncer de próstata

No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum em homens. Ele costuma aparecer, geralmente após os 50 anos, e antes disso quando houver casos na família.

Infelizmente, é uma doença que manifesta seus sintomas tardiamente, e assim, quando o homem busca o médico, a doença já está avançada, geralmente em estágio de metástase, podendo acometer órgãos vizinhos e até mesmo a coluna vertebral.

Neste sentido, entra a prevenção:

  • consultas anuais ao urologista
  • com exames de prevenção (tanto o toque retal como medida do PSA – exame laboratorial)

Essas precauções possibilitam a descoberta da doença em seus estágios iniciais, aumentando drasticamente as chances de cura!

  1. Hiperplasia prostática benigna

Também falando de doenças que podem surgir com a idade, a HPB (hiperplasia prostática benigna) é uma patologia queaumenta o tamanho da próstata do homem.

Levando em conta que a próstata está super próxima do aparelho urinário (tanto bexiga como uretra), pode-se ter uma compressão destes, e causar diversos sintomas urinários:

  • necessidade constante de ir ao banheiro
  • sensação de esvaziamento incompleto da bexiga
  • micção noturna, etc.

Neste sentido, uma simples consulta com o urologista é capaz de amenizar um desconforto imenso!

  1. Detecçãoprecoce de doenças do coraçãoe vasos sanguíneos

A disfunção erétil é um sintoma muito comum dentre os homens, porém que costuma ser “abafado” por tabus.

Além de ser causada por hábitos de vida, tabagismo, sedentarismo, e diversos outros motivos, ela também pode esconder doenças super importantes.

Falando em doenças arteriais coronarianas (DAC), a disfunção erétil é um sintoma que pode aparecer até anos antes, permitindo o diagnóstico precoce da condição, e assim, aumentando as chances de sucesso no tratamento.

Portanto, consultar seu urologista para queixar-se de sintomas, pode levar ao diagnóstico de doenças mais sérias que você imagina, e que colocam a sua vida em risco!

  1. Acompanhamentodamaturação e vida sexual

Diferente do que se preconiza socialmente, não são só os homens mais velhos que devem procurar um urologista!

A recomendação de consultas periódicas vale também para adolescentes e adultos jovens, assim como a mulher faz consultas rotineiras ao ginecologista.

Tal atitude é essencial no sentido de acompanhar a fisiologia e funcionamento dos órgãos sexuais, descobrir doenças que até então poderiam estar ocultas, e também melhorar a qualidade de vida dos pacientes!

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Olá, deixe seu comentário para Por que o homem não deve fugir da consulta ao urologista?

Enviando Comentário Fechar :/