Para que serve o hemograma?

Provavelmente, em algum momento da vida, algum médico já solicitou a você ou a algum familiar um exame chamado de hemograma. Para que ele seja feito, é preciso colher uma pequena amostra de sangue em laboratório. Trata-se de um exame extramente barato, e que pode ser feito em hospitais ou laboratórios de análises clínicas. Além disso, tem a facilidade de o seu resultado ficar pronto em pouco tempo. Mas, afinal, para que serve este exame? Quais doenças ele pode diagnosticar? Descubra a seguir!

Publicado por Grupo Biocentro
em

Para que serve o hemograma?

Anemias

Esta talvez seja a “função” mais conhecida do hemograma. A anemia consiste em uma deficiência de hemoglobina, que é uma célula vermelha extremamente importante, encarregada de levar o oxigênio para todo o organismo.

Existem diversos tipos de anemia, e o hemograma pode auxiliar no diagnóstico e diferenciação. Dentre elas, pode falar em anemia falciforme, deficiência de ferro e B12, e muito mais.

Infecções

Além da hemoglobina, o hemograma também pode servir para avaliar a chamada série branca do sangue, que consiste em células do sistema imune.

Em casos de infecção, o exame pode ser pedido para avaliar o tipo da infecção (se é causada por parasitas, vírus ou bactérias) e sua gravidade.

Deficiência de plaquetas

O hemograma também analisa a quantidade de plaquetas presentes no sangue. Portanto, em doenças que cursem com uma diminuição desta, o exame pode ser pedido.

As plaquetas possuem uma função importante na coagulação sanguínea, e para avaliar esta função existem outros exames – inclusive, o coagulograma.

Leucemias

A maioria das leucemias são diagnosticadas através de um simples hemograma. Embora outros exames sejam necessários, este é o primeiro, e que traz um resultado preocupante aos médicos e pacientes.

Quando ele será solicitado?

Agora que você já conhece as principais doenças diagnosticadas pelo hemograma, entenda quais são os principais sintomas que levam os médicos a solicitá-lo:

·        Sintomas de cansaço e fraqueza;

·        Palidez;

·        Febre;

·        Perda de peso inexplicável;

·        Presença de infecção;

·        Doenças autoimunes;

E muito mais!

Para maiores informações sobre o exame, converse com seu médico.

 

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Olá, deixe seu comentário para Para que serve o hemograma?

Enviando Comentário Fechar :/