Para que serve a ultrassonografia?

Você já se perguntou para que serve a ultrassonografia? Ao contrário do que muitas pessoas pensam, esse exame não se restringe apenas à descoberta do sexo do bebê em uma gestação.

Publicado por Grupo Biocentro
em

Para que serve a ultrassonografia?

Você já se perguntou para que serve a ultrassonografia? Ao contrário do que muitas pessoas pensam, esse exame não se restringe apenas à descoberta do sexo do bebê em uma gestação.

A ultrassonografia apresenta várias outras funções que são indispensáveis ao corpo humano, sendo, inclusive, uma maneira de acompanhar tratamentos, diagnosticar problemas no organismo ou até mesmo evitar que eles apareçam. Ficou interessada? Então continue a leitura!

Afinal, o que é a ultrassonografia?

É possível dizer que a ultrassonografia nada mais é do que um exame de diagnóstico que produz, em tempo real, imagens das estruturas e dos órgãos do corpo.

É um método bem simples e indolor e consiste em passar pela pele um aparelho que se chama transdutor junto com um certo tipo de gel, emitindo ondas sonoras de elevada frequência e capturando-as novamente sobre a forma de eco.

Confira, agora, as 4 principais funções da ultrassonografia e o motivo de esse exame ser tão importante. Vamos lá?

1. Avaliar o desenvolvimento do feto

Além de ser possível identificar uma gravidez por meio dele, o chamado ultrassom obstétrico também é utilizado para fazer todo o acompanhamento do feto em uma gestação.

Ele avalia a placenta, o líquido amniótico e o desenvolvimento do bebê, detectando qualquer anomalia ou problema, evitando complicações futuras. Pelo ultrassom obstétrico também determina-se com quanto tempo de vida o feto está e qual é a possível data para o nascimento do bebê.

2. Diagnosticar as doenças do útero

O ultrassom transvaginal (ou intravaginal) é um exame pélvico feito em mulheres e que é capaz de diagnosticar doenças no útero.

Por meio dele, se examina o colo de útero, os ovários e a vagina, identificando qualquer anomalia, como infecções, infertilidade, sangramentos anormais, tumores e pólipos uterinos.

Diferentemente da maioria, essa ultrassonografia é feita de maneira interna, ou seja, inserindo uma sonda com um tipo de gel, na vagina, e a partir daí toda a região é identificada com clareza

3. Visualizar as articulações e a musculatura do corpo

A ultrassonografia das articulações é utilizada para visualizar as alterações da musculatura e das próprias estruturas articulares, evitando e diagnosticando problemas como a artrite e a sinovite.

4. Identificar outras estruturas do corpo

Existem vários outros tipos de ultrassonografia que identificam as demais estruturas corporais, como a do abdômen (avaliando o pâncreas, o fígado, a bexiga, a vesícula biliar, os rins, o trato gastrointestinal, os grandes vasos e o retroperitônio), a pélvica, a de mamas (para realizar biópsias e acompanhamento de lesões mamárias) e a de tireoide.

Todos os tipos de ultrassonografia identificam problemas, avaliam partes do corpo, acompanham tratamentos e constituem também uma forma de evitar qualquer probleminha que possa vir a ficar mais grave.

É isso aí, agora que você já sabe para que serve a ultrassonografia, não perca tempo e inclua-a já em seus exames de rotina. Lembre-se de que é indispensável procurar um médico para que ele possa te orientar e fornecer mais informações a respeito de todo o procedimento.

Gostou do nosso artigo? Entendeu bem para que serve a ultrassonografia? Então assine a nossa newsletter e receba várias dicas para você cuidar da sua saúde!

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Olá, deixe seu comentário para Para que serve a ultrassonografia?

Enviando Comentário Fechar :/