Pâncreas: um órgão extremamente importante para o organismo!

Nosso corpo é formado por uma infinidade de células, microestruturas que se agrupam para formar órgãos e tecidos. Quando se pensa em um corpo saudável, logo vem à mente a saúde do coração, dos rins, do cérebro, e de outros órgãos considerados vitais.

Publicado por Grupo Biocentro
em

Pâncreas: um órgão extremamente importante para o organismo!

Nosso corpo é formado por uma infinidade de células, microestruturas que se agrupam para formar órgãos e tecidos. Quando se pensa em um corpo saudável, logo vem à mente a saúde do coração, dos rins, do cérebro, e de outros órgãos considerados vitais.

Mas, você já parou para pensar nas funções desempenhadas pelo pâncreas? E mais que isso, como é possível cuidar da saúde deste órgão?

Embora ele seja muito pouco discutido, a maior parte das pessoas já ouviu falar na pancreatite, uma doença que leva a infecção do pâncreas, e em alguns caso, pode ser letal ao paciente.

A seguir, conheça mais informações sobre este órgão e aproveite algumas dicas de saúde!

Afinal, o que faz o pâncreas?

O pâncreas é um órgão pequeno, situado no abdome, do lado esquerdo. Em indivíduos normais, ele tem diversas funções essenciais para a manutenção do funcionamento de todo organismo.

Atua na digestão

O pâncreas é um órgão que faz parte do sistema digestório, pelo fato de secretar diversas substâncias que agem sobre os alimentos consumidos.

Sendo assim, quando a comida chega ao estômago, o suco pancreático é enviado para o intestino para que então possa agir.

Tem função endócrina

O fígado também tem algumas células especializadas na secreção de hormônios. Dentre eles está a insulina, uma substância extremamente importante na manutenção do metabolismo.

Como nosso corpo depende de glicose para a produção de energia, a insulina age enviando este substrato para dentro das células. Sua deficiência ou produção “errada” resulta na diabetes – que você provavelmente já ouviu falar.

Como cuidar do pâncreas?

A diabetes e a pancreatite são doenças conhecidas que acometem o pâncreas, mas não são as únicas. Existe o risco de haver câncer neste órgão, bem como o desenvolvimento de outras patologias.

Mas, isso pode ser evitado se alguns hábitos de vida forem adotados!

1) Alimentação saudável: investir em uma alimentação com baixo teor de gorduras e quantidade equilibrada de carboidratos auxilia na manutenção do bom funcionamento do órgão.

2) Evitar o alcoolismo: indivíduos que consomem grandes quantidades de álcool pode lesionar o pâncreas, inclusive, acarretando em quadros de pancreatite.

3) Realize refeições regulares: a alimentação a cada 3 horas faz com que os picos de insulina sejam menores, e assim, diminui a chance de danos ao órgão.

4) Realize atividades físicas: além de prevenir a diabetes, a prática de atividades física é essencial para a manutenção da saúde de todo o organismo.

5) Mantenha-se no peso ideal: evitar o acúmulo de gordura no pâncreas é uma forma de prevenir-se de doenças, principalmente da pancreatite.

6) Fique de olho na glicemia: realizar medidas rotineiras da glicemia (quantidade de glicose no sangue) é uma boa estratégia para diagnosticar a diabetes precocemente.

E claro, busque sempre um médico de sua confiança quando surgirem dúvidas ou sintomas. Lembre-se que investir na prevenção destas doenças é uma boa estratégia para manter sua saúde em dia!

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Olá, deixe seu comentário para Pâncreas: um órgão extremamente importante para o organismo!

Enviando Comentário Fechar :/