Grupo Biocentro Login:
Informe seu e-mail abaixo para continuar!
XA diabetes se caracteriza por distúrbios tanto na produção, como também na ação deste hormônio (a insulina).
Pode estar relacionada tanto à genética, como também à hábitos de vida (alimentação, obesidade, sedentarismo, e muito mais). Em ambos os casos, os pacientes precisam tomar diversos cuidados, que você conhecerá a seguir!
Depois de feito o diagnóstico da diabetes, uma série de cuidados deverá ser posta em ação.
Dentre estes cuidados, os exames de rotina compõe um acompanhamento e forma de controlar a doença. Conheça os principais pedidos:
Se trata de um método essencial para a manutenção da quantidade ideal de glicose no sangue. Através dele, evita-se a hiperglicemia, e também a hipoglicemia, reduzindo os desconfortos e complicações no paciente.
Existe um manual que auxilia nesta contagem, produzido pela Sociedade Brasileira de Diabetes, e que pode ser baixado em:http://www.diabetes.org.br/publico/
O acompanhamento da saúde cardiovascular é essencial para evitar a descompensação da diabetes, e também de outras manifestações patológicas que caracterizam a chamada síndrome metabólica.
Também elencada no combate da síndrome metabólica, é uma forma de evitar outras doenças crônicas (como hipertensão arterial), e também ameniza os efeitos da diabetes.
Sem falar, que auxilia no controle do peso do paciente, diminui as chances de depressão, e muito mais.
Uma das possíveis complicações da diabete, seria a doença arterial periférica. Esta, reduz a presença de sangue na periferia (principalmente pés), e assim, torna-os mais frios e com menor sensibilidade.
Além disso, pode haver uma dificuldade na cicatrização, e lesões neste local, somadas a perda de sensibilidade, podem demandar amputação do membro. Portanto, muito cuidado!
Os olhos podem ser afetados diretamente pela diabetes, resultando em doenças como:
Portanto, um acompanhamento com o médico dos olhos, pode diagnosticar estas doenças precocemente, aumentando as chances de sucesso no tratamento
A aplicação de insulina em alguns casos de diabetes se faz no sentido de repor o hormônio “deficiente” que está sendo produzido pelo corpo para assim, retornar a absorção correta da glicose.
Porém, esta deverá ser feita apenas em momentos indicados e também na dose correta, indicados pelo médico, para evitar quadros de hipoglicemia, com possíveis desmaios e outros problemas associados.
Informe seu e-mail abaixo para continuar!
XA rede de saúde do interior do Maranhão
Ensino e Pesquisa
O verão está aí, e com o calor intenso, devemos ingerir muitos líquidos. Pensando nisso, optar por sucos...
Olá, deixe seu comentário para Paciente diabético: 7 cuidados essenciais!