Paciente diabético: 7 cuidados essenciais!

A diabetes se caracteriza por distúrbios tanto na produção, como também na ação deste hormônio (a insulina). Pode estar relacionada tanto à genética, como também à hábitos de vida (alimentação, obesidade, sedentarismo, e muito mais). Em ambos os casos, os pacientes precisam tomar diversos cuidados, que você conhecerá a seguir!

Publicado por Grupo Biocentro
em

Paciente diabético: 7 cuidados essenciais!

A diabetes se caracteriza por distúrbios tanto na produção, como também na ação deste hormônio (a insulina).

Pode estar relacionada tanto à genética, como também à hábitos de vida (alimentação, obesidade, sedentarismo, e muito mais). Em ambos os casos, os pacientes precisam tomar diversos cuidados, que você conhecerá a seguir!

  1. Exames de rotina

Depois de feito o diagnóstico da diabetes, uma série de cuidados deverá ser posta em ação.

Dentre estes cuidados, os exames de rotina compõe um acompanhamento e forma de controlar a doença. Conheça os principais pedidos:

  • Exames laboratoriais: principalmente glicemia, hemoglobina glicada e outros que avaliem função renal;
  • Avaliação oftalmológica;
  • Acompanhamento cardiológico.
  1. Contagem de carboidratos

Se trata de um método essencial para a manutenção da quantidade ideal de glicose no sangue. Através dele, evita-se a hiperglicemia, e também  a hipoglicemia, reduzindo os desconfortos e complicações no paciente.

Existe um manual que auxilia nesta contagem, produzido pela Sociedade Brasileira de Diabetes, e que pode ser baixado em:http://www.diabetes.org.br/publico/

  1. Controle da pressão arterial

O acompanhamento da saúde cardiovascular é essencial para evitar a descompensação da diabetes, e também de outras manifestações patológicas que caracterizam a chamada síndrome metabólica.

  1. Atividade física

Também elencada no combate da síndrome metabólica, é uma forma de evitar outras doenças crônicas (como hipertensão arterial), e também ameniza os efeitos da diabetes.

Sem falar, que auxilia no controle do peso do paciente, diminui as chances de depressão, e muito mais.

  1. Cuidado com os pés

Uma das possíveis complicações da diabete, seria a doença arterial periférica. Esta, reduz a presença de sangue na periferia (principalmente pés), e assim, torna-os mais frios e com menor sensibilidade.

Além disso, pode haver uma dificuldade na cicatrização, e lesões neste local, somadas a perda de sensibilidade, podem demandar amputação do membro. Portanto, muito cuidado!

  1. Visitas ao oftalmologista

Os olhos podem ser afetados diretamente pela diabetes, resultando em doenças como:

  • Retinopatias: são problemas que acometem a retina do paciente, e podem ser revertidos se tratados desde o início.
  • Catarata: ocorre em mais de 60% dos pacientes, e pode demandar óculos e outros cuidados.
  • Glaucoma: é uma condição mais grave, ocasionada pelo aumento da pressão líquida dentro dos olhos. A perda da visão costuma ser gradual, e se não tratada, torna-se total.

Portanto, um acompanhamento com o médico dos olhos, pode diagnosticar estas doenças precocemente, aumentando as chances de sucesso no tratamento

7. Uso correto de insulina

A aplicação de insulina em alguns casos de diabetes se faz no sentido de repor o hormônio “deficiente” que está sendo produzido pelo corpo para assim, retornar a absorção correta da glicose.

Porém, esta deverá ser feita apenas em momentos indicados e também na dose correta, indicados pelo médico, para evitar quadros de hipoglicemia, com possíveis desmaios e outros problemas associados.

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Olá, deixe seu comentário para Paciente diabético: 7 cuidados essenciais!

Enviando Comentário Fechar :/