Ouvindo mal: 7 causas para a perda de audição!

A audição é um dos 5 sentidos, e considerada por muitas pessoas como o item mais importante. Sem ela, é impossível compreender a fala humana e reconhecer os sons ao nosso redor.

Publicado por Grupo Biocentro
em

Ouvindo mal: 7 causas para a perda de audição!

A audição é um dos 5 sentidos, e considerada por muitas pessoas como o item mais importante. Sem ela, é impossível compreender a fala humana e reconhecer os sons ao nosso redor.

O cuidado com a saúde auditiva, muitas vezes acaba sendo excluído de nossas vidas, e apenas valorizado quando existe algum problema.

Mas quais são os problemas que podem acometer a audição? Conheça alguns deles a seguir!

  1. Presbiacusia

A presbiacusia consiste em um conjunto de modificações que ocorrem no ouvido com o avançar da idade, e que apesar de normais, podem ser intensificadas por alguns fatores: exposição excessiva a ruídos, infecções recorrentes durante a vida, e muito mais.

A perda se dá, inicialmente, com tons mais agudos, sendo os graves perdidos gradualmente.

  1. Hereditariedade

A presença de determinadas síndromes e doenças, de cunho genético, podem ser percebidas pela perda auditiva.

Nestes casos, é mais comum que a surdez ocorra ainda no início da vida, e costuma ser tratada com implantes cocleares (colocação de aparelhos auditivos).

  1. Exposição excessiva a ruídos

Nosso ouvido possui “limites” sonoros, e toda vez que o número de decibéis foi superior a este, perdem-se mecanismos de proteção do ouvido.

Quando a exposição a sons altíssimos é excessiva e contínua, pode-se ter perda auditiva gradual, assim como ocorre com o avançar da idade.

Nestes casos, prevenir é o melhor remédio!

  1. Problemas ósseos

Para que o som chegue na parte interna do ouvido, ele precisa atravessar um longo trajeto. Neste, existem 3 ossos responsáveis pela passagem das ondas sonoras, que precisam funcionar perfeitamente.

Em casos de danos à cadeia óssea em questão, seja por trauma, tumores, ou outras doenças metabólicas, pode-se ter perda auditiva por condução.

  1. Otites

Chama-se de otite toda infecção que acomete o ouvido, podendo se dar em uma das três porções do órgão: interna, média e externa.

As otites externas, em geral, são mais fáceis de serem resolvidas, enquanto os outros 2 tipos, podem evoluir para complicações, sendo uma delas, a surdez.

Em crianças, quando existe infecção de repetição, é essencial que um otorrinolaringologista seja consultado, para uma intervenção e tratamento mais eficazes.

  1. Perfuração do tímpano

O tímpano é uma estrutura que separa o ouvido em parte média e externa. Ele é extremamente importante, principalmente pela sua função protetora, visto que impede que impurezas sejam levadas ao interior do órgão.

Assim como os ossos, ele tem função de transmitir as vibrações sonoras, sendo essencial que esteja íntegro.

Perfurações por inflamações, impactos, traumas, e muitas outras causas, podem levar à diversos tipos de perdas auditivas.

  1. Medicamentos

Alguns remédios podem interferir na integridade da sua audição, e isso ocorre por diversos mecanismos. Geralmente, o paciente é avisado sobre os efeitos adversos antes de iniciar o tratamento, e no surgimento de qualquer sintoma, o médico deve ser procurado.

A quimioterapia é um exemplo de tratamento que pode levar à surdez.

 
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Olá, deixe seu comentário para Ouvindo mal: 7 causas para a perda de audição!

Enviando Comentário Fechar :/