Os 4 melhores remédios caseiros para gripe

As mudanças de tempo, bem como o vento, o frio, o calor e o uso de ar-condicionado, são uns dos principais fatores que aumentam o risco de se contrair gripes e resfriados. Uma alternativa natural para amenizar os sintomas dessas enfermidades que parecem simples, mas que podem levar a complicações sérias se mal cuidadas, são os remédios caseiros.

Publicado por Grupo Biocentro
em

Os 4 melhores remédios caseiros para gripe

As mudanças de tempo, bem como o vento, o frio, o calor e o uso de ar-condicionado, são uns dos principais fatores que aumentam o risco de se contrair gripes e resfriados. Uma alternativa natural para amenizar os sintomas dessas enfermidades que parecem simples, mas que podem levar a complicações sérias se mal cuidadas, são os remédios caseiros. 

Sendo assim, preparamos uma lista com 4 receitas de remédios caseiros fáceis, porém bastante eficazes para o tratamento dos sintomas da gripe e do resfriado. Confira: 

1.Mel e limão

O chá de mel e limão é uma receita bem comum e eficaz. Afinal, quem nunca ouviu falar que esses dois ingredientes ajudam a curar a gripe? 

O limão é conhecido pela alta concentração de vitamina C, que ajuda a fortalecer o sistema imunológico. Já o mel tem ação antibacteriana e anti-inflamatória, sendo um ótimo aliado no tratamento de doenças respiratórias. 

Ingredientes

  • 2 colheres de sopa de mel;
  • suco de 1 limão;
  • 1 xícara de água quente. 

Como preparar

Adicione o mel à água quente mexendo bem, até que a mistura se torne homogênea. Em seguida. adicione o suco de limão, que deve sempre ser colocado por último para que não se percam as propriedades da vitamina C. Tome o chá logo após o preparo. Para maior eficácia, beba várias vezes ao dia. 

2. Chá de verbasco

Esse chá é excelente para o alívio dos sintomas comuns da gripe e do resfriado, como a congestão no peito e a tosse. Isso porque o verbasco é um ótimo expectorante, ou seja, ajuda a soltar a mucosa e ameniza a dor de garganta. 

Ingredientes

  • 2 colheres de chá de verbasco;
  • 1 xícara de água quente;
  • mel a gosto.

Como preparar

Adicione duas colheres de chá de verbasco à água quente, deixando descansar por cerca de 10 minutos. Em seguida, coe e adoce com mel. O ideal é tomar de 2 a 3 xícaras por dia, enquanto persistirem os sintomas. 

3. Suco de couve com laranja e gengibre

A couve é rica em ferro e possui ação anti-inflamatória e cicatrizante. Além disso, é rica em vitamina C e antioxidantes. Junto com a laranja e o gengibre – que é um ótimo antifúngico –, esse suco é um remédio caseiro potente contra os sintomas da gripe e do resfriado. 

Ingredientes

  • 2 laranjas;
  • 3 folhas de couve picadas (com o talo);
  • 1 pedaço pequeno de gengibre sem casca;
  • 1 litro de água. 

Como preparar

No liquidificador, coloque as laranjas picadas e sem sementes junto com os outros ingredientes. Bata até a mistura se tornar homogênea. Beba logo em seguida e, se preferir, adoce o suco com mel, que também possui propriedades contra essas doenças.

4. Chá de sabugueiro com tília

O sabugueiro é uma planta medicinal que ajuda no tratamento de gripes, rinites, tosses, alergias, dentre outras enfermidades. Isso se deve à sua ação cicatrizante, diurética e depurativa, ou seja, que auxilia em processos de limpeza. Já a tília ajuda a baixar a febre ao provocar o suor. 

Ingredientes

  • 1 colher de chá de tília;
  • 1 colher de chá de sabugueiro;
  • 1 xícara de água quente. 

Como preparar

Adicione a tília e o sabugueiro na xícara de água quente e deixe repousar por 10 minutos. Para obter melhores resultados, coloque uma tampa na xícara. Em seguida, coe e beba 3 vezes ao dia.

Como você pode notar, os remédios caseiros que listamos são receitas acessíveis e simples de se preparar. Mas, fica o alerta: nada substitui a consulta a um médico. Além disso, o repouso, a boa alimentação e a ingestão de bastante líquido são imprescindíveis durante o tratamento. 

Se você conhece outros remédios caseiros para gripe e resfriado, não deixe de compartilhar com a gente nos comentários. Quem sabe você não ajuda outras pessoas também?

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Olá, deixe seu comentário para Os 4 melhores remédios caseiros para gripe

Enviando Comentário Fechar :/