O que é Tomografia? Tire suas dúvidas sobre o exame

Você sabe o que é Tomografia Computadorizada? Trata-se de um exame que utiliza uma máquina, semelhante a um túnel, para produzir imagens feitas em vários ‘‘cortes’’ de qualquer parte do corpo. Após obter os cortes, ou seja, as ‘‘fatias’’ do corpo em imagens, elas são passadas para o computador, para formar uma sequência e reconstruir o corpo humano com detalhes de cada parte que será analisada pelo médico radiologista.

Publicado por Grupo Biocentro
em

O que é Tomografia? Tire suas dúvidas sobre o exame

Você sabe o que é Tomografia Computadorizada? Trata-se de um exame que utiliza uma máquina, semelhante a um túnel, para produzir imagens feitas em vários ‘‘cortes’’ de qualquer parte do corpo.

Após obter os cortes, ou seja, as ‘‘fatias’’ do corpo em imagens, elas são passadas para o computador, para formar uma sequência e reconstruir o corpo humano com detalhes de cada parte que será analisada pelo médico radiologista.

Quer saber como funciona a Tomografia Computadorizada, para que serve esse exame e as contraindicações desse método? Então continue acompanhando nosso artigo!

Como é realizada a Tomografia Computadorizada?

O exame de Tomografia Computadorizada é feito dentro do Tomógrafo, a máquina responsável por emitir radiação ionizante e obter as imagens do interior do corpo. É um exame muito rápido, visto que demora apenas alguns minutos para ser realizado. A vantagem é que o procedimento não causa sensação de claustrofobia, pois a máquina é aberta.

Para realizar o exame, o paciente deve fazer uma simples preparação, como o uso de antialérgicos caso seja utilizado o contraste, e o jejum de seis horas para todos que vão realizar o exame. Geralmente não é necessário suspender a medicação que o paciente usa diariamente, mas todos os medicamentos usados devem ser informados ao médico nas consultas anteriores ao exame.

A Tomografia Computadorizada não causa nenhuma dor em sua realização. No entanto, seu único desconforto é a imobilidade que ele necessita, ou seja, o paciente não pode se movimentar durante os minutos em que o exame é feito. Nos casos em que há utilização de contraste, o paciente poderá sentir um gosto metálico na boca e uma sensação de calor, que passa rapidamente.

Para que serve o exame?

A Tomografia é um exame que fornece ao médico as imagens de seu paciente com muito mais detalhes comparada ao exame de radiografia convencional, o Raio-X.

Este exame tem maior precisão e dá mais segurança ao médico, para que ele avalie a localização das estruturas, da anatomia normal e a presença de doenças que alteram essa normalidade.

Além disso, a Tomografia Computadorizada permite detectar precocemente a presença de lesões muito pequenas que, muitas vezes, não são vistas em outros exames. Assim, é possível avaliar qual o tamanho, extensão e quais órgãos estão sendo afetados.

Esses são alguns exemplos de lesões e estruturas que a Tomografia é capaz de detectar:

Quais são as contraindicações da Tomografia Computadorizada?

Esse é um exame praticamente sem contraindicações. No entanto, mulheres grávidas devem avaliar a real necessidade com o médico para evitar que o bebê seja exposto à radiação desnecessária. O que deve ser pensado com mais cautela é a utilização do contraste durante o exame, sendo necessário realizar uma avaliação médica anteriormente. Isso porque o contraste contém iodo, uma substância que pode ser alérgica para algumas pessoas.

Além disso, pacientes com problemas renais devem informar seu médico previamente para que alguns exames sejam solicitados antes do uso da substância.

Esperamos que com a leitura desse artigo você tenha compreendido o que é Tomografia Computadorizada, qual a utilidade desse exame e quem pode fazê-lo.

Quer saber mais sobre os exames de imagem? Então assine nossa Newsletter e receba conteúdos exclusivos no seu e-mail!

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Olá, deixe seu comentário para O que é Tomografia? Tire suas dúvidas sobre o exame

Enviando Comentário Fechar :/