O que é o Exame de Holter? Para que serve?

Em casos de doenças e alterações no funcionamento cardíaco muitas vezes é preciso uma análise da atividade elétrica do coração. Em algumas situações, é preciso uma análise durante um maior período de tempo, e para isso, acaba utilizando-se o exame de Holter.

Publicado por Grupo Biocentro
em

O que é o Exame de Holter? Para que serve?

Em casos de doenças e alterações no funcionamento cardíaco muitas vezes é preciso uma análise da atividade elétrica do coração.

Em algumas situações, é preciso uma análise durante um maior período de tempo, e para isso, acaba utilizando-se o exame de Holter.

Saiba mais a seguir sobre este exame!

Como funciona o Exame de Holter?

O principal objetivo deste exame, é avaliar a atividade cardíaca (eletricamente falando) durante um longo período de tempo, que costuma ser de 24 horas.

Para isso, é essencial que o paciente esteja em sua rotina normal, para que o médico consiga entender as oscilações que ocorrem ao longo do dia, e quais alterações ocorrem em cada horário e/ou atividade.

Basicamente, serão colados 4 eletrodos no tórax do paciente, e este carregará uma pequena bolsa ao lado do seu corpo durante a realização do exame.

Ao final do exame, o paciente retorna à clínica e retira os equipamentos depois disso, é só aguardar o resultado!

Quais são as indicações deste exame?

Como já foi dito, o Exame de Holter tem como objetivo avaliar a atividade elétrica do coração ao longo de um dia. Esta análise precisa ser feita em algumas condições específicas, como:

  • Arritmias: assimetrias nos batimentos cardíacos precisam ser melhor investigadas, de modo a determinar sua frequência e em que momento do dia mais ocorrem.
  • Desmaios: muitas vezes, não encontra-se uma causa específica para os desmaios e suspeita-se de atividade cardíaca. Para isso, será necessário avaliar o paciente por um período maior de tempo
  • Fibrilação atrial: é uma condição em que a frequência cardíaca apresenta-se irregular, podendo prejudicar a distribuição de sangue para o corpo.
  • Efeitos medicamentosos: alguns remédios causam problemas cardíacos como reações adversas, e nestes casos, é preciso uma investigação mais completa!

Estas são apenas algumas situações que podem levar o seu cardiologista a solicitar este exame!

Também, quando não se sabe ao certo de qual doença cardíaca está se falando, a análise continuada do funcionamento do órgão permite um diagnóstico.

Como agir enquanto o exame é realizado?

Depois da colocação dos eletrodos, você precisa permanecer um dia ligado ao equipamento. É essencial que eles não sejam descolados e permaneçam no lugar correto.

O paciente precisa manter a sua rotina e vida normal, esquecendo-se da realização do exame para que o resultado seja condizente com a sua fisiologia normal.

O único cuidado é que não se deite sobre colchões e travesseiros magnéticos, para que não haja uma interferência no registro do exame!

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Olá, deixe seu comentário para O que é o Exame de Holter? Para que serve?

Enviando Comentário Fechar :/