O que é insolação? Como ocorre?

Nosso corpo trabalha exaustivamente para manter a temperatura corporal ideal. Qualquer fator que deixe o organismo escapar dos 36,5ºC, já torna necessários mecanismos compensatórios.

Publicado por Grupo Biocentro
em

O que é insolação? Como ocorre?

Nosso corpo trabalha exaustivamente para manter a temperatura corporal ideal. Qualquer fator que deixe o organismo escapar dos 36,5ºC, já torna necessários mecanismos compensatórios.

Agora, imagine a exposição solar excessiva. Obviamente, esta desequilibrará a temperatura do corpo, e levará a um quadro de insolação. Mas, o que ela quer dizer?

Insolação: o que significa?

Após períodos de exposição excessiva ao sol, o corpo precisa retornar ao seu estado “normal” e de equilíbrio. Para isso, entram em ação algumas funções de controle da temperatura, que requerem água e nutrientes.

A insolação seria então, um quadro de desidratação e desnutrição, provocado pela exposição excessiva ao sol sem protetor solar, ou ainda, pelo excesso de esforço físico durante esta exposição.

Ela costuma ser mais severa em indivíduos que não se hidrataram nem se nutriram adequadamente, e por esse motivo, leva a um esgotamento destes substratos.

Quais os sintomas?

Os sintomas são clássicos, e se identificados precocemente, permitem que o quadro seja revertido. A insolação sempre será tratada como emergência, e suspeitada quando o paciente apresentar:

Dores de cabeça (cefaleias);
Tonturas e náuseas;
Fraqueza e mal-estar geral;
Palidez;
Temperatura do corpo elevada;

Em casos mais graves, podem-se ter desmaios e confusão mental. Portanto, no surgimento destes sinais após a exposição, busque imediatamente um médico!

Como se prevenir?

A melhor forma de evitar estes desconfortos é sem dúvidas, a prevenção! Existem algumas medidas simples que podem auxiliar, conheça-as a seguir:

Uso de filtro solar;
Utilizar bonés e chapéus;
Manter-se hidratado durante a exposição solar, e principalmente, se estiver sendo desempenhada alguma atividade neste momento;
Evitar a exposição nos períodos críticos, que seria das 10h da manhã às 15h da tarde;
Alimentar-se com vegetais e frutas, ou outros alimentos leves;
Não ficar dentro de carros ou veículos fechados em dias de sol quente;
Como agir diante de uma insolação?

Existem algumas medidas de “primeiros socorros” que podem ser feitas em casa ou no trajeto até o hospital. Elas agem no sentido de estimular a hidratação e recuperação das funções do corpo. Conheça algumas a seguir:

Borrifar água sobre a pele;
Oferecer bebidas geladas, preferencialmente água;
Deixar o indivíduo submerso na água, como em piscinas, se for possível;
Retirar roupas e quaisquer outras fontes de calor que estejam próximas.
E, obviamente, busque o serviço médico imediatamente, para evitar complicações e até mesmo a morte!

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Olá, deixe seu comentário para O que é insolação? Como ocorre?

Enviando Comentário Fechar :/