O que é dermatite? Veja quais são os sintomas e tratamentos!

A dermatite é um grupo de doenças que resulta em inflamação da pele. Essas doenças são caracterizadas por coceira, pele vermelha e erupção cutânea. Nos casos de curta duração, pode haver formação de pequenas bolhas e descamação, enquanto nos casos de longo prazo, a pele pode tornar-se engrossada. A área da pele envolvida pode variar de uma pequena região localizada para o corpo inteiro.

Publicado por Grupo Biocentro
em

O que é dermatite? Veja quais são os sintomas e tratamentos!

A dermatite é um grupo de doenças que resulta em inflamação da pele. Essas doenças são caracterizadas por coceira, pele vermelha e erupção cutânea. Nos casos de curta duração, pode haver formação de pequenas bolhas e descamação, enquanto nos casos de longo prazo, a pele pode tornar-se engrossada. A área da pele envolvida pode variar de uma pequena região localizada para o corpo inteiro.

As principais causas de dermatite são pela alergia ou contato com algum irritante da pele. Outras etiologias podem ser por efeito colateral de algum medicamento, à falta de circulação sanguínea em parte do corpo ou à falta de hidratação da pele, por exemplo.

Agora, que você sabe o que é dermatite, quer saber quais são os principais tipos e o tratamento para cada um deles? Então continue a leitura!

Dermatite atópica
A dermatite atópica, também conhecida como eczema atópico, é um tipo de inflamação crônica da pele que provoca coceira, vermelhidão e inchaço. A condição, normalmente, começa na infância com uma severidade variável ao longo dos anos.

A parte de trás dos joelhos e a frente dos cotovelos são as áreas mais afetadas nas crianças. Já nos adultos, as mãos e os pés são as áreas mais acometidas.

A causa da dermatite atópica ainda é desconhecida, mas sabe-se que envolve fatores genéticos, disfunção do sistema imunológico, exposições ambientais e dificuldades com a permeabilidade da pele.

O diagnóstico é tipicamente baseado nos sinais e sintomas. Outras doenças que devem ser excluídas antes de fazer um diagnóstico incluem dermatite de contato, psoríase e dermatite seborreica.

O tratamento envolve evitar fatores que pioram a condição, banhos diários com a aplicação de um creme hidratante e cremes esteroides. A fototerapia pode ser útil em algumas pessoas. Pode ser necessário o uso de antibióticos (por via oral ou tópica), em caso de uma infecção bacteriana sobreposta.

Dermatite seborreica
A dermatite seborreica é uma inflamação crônica da pele. Seus sintomas incluem pele avermelhada, descamação e aspecto gorduroso ou oleoso, com coceira no local inflamado.

Muitas vezes, o couro cabeludo e o rosto são afetados. A caspa é uma forma mais suave da condição, sem inflamação associada. Mas, nas formas mais severas, a descamação e inflamação podem causar feridas nos locais.

O tratamento consiste em utilização de creme antifúngico e medicação anti-inflamatória. Outras opções que podem ajudar certos pacientes são a fototerapia e shampoos e sabonetes hipoalergênicos.

Dermatite ocre
A dermatite ocre, também conhecida por dermatite de estase, refere-se às alterações da pele que ocorrem como resultado de “estase”, ou seja, falta de circulação de sangue em uma parte do corpo devido ao retorno venoso insuficiente.

Esse retorno venoso insuficiente causa um aumento da pressão nos pequenos vasos, resultando em um vazamento de fluido e de células para os tecidos, como a pele. Forma-se, então, um processo inflamatório local que leva às alterações da pele, como o inchaço e a vermelhidão.

O tratamento é baseado em tratar a inflamação e melhorar o retorno venoso, por meio de cremes à base de corticoides na área afetada e do uso de meias de compressão para ajudar o sangue a retornar ao coração e aliviar a estase.

Dermatite de contato
A dermatite de contato, também conhecida por dermatite alérgica, é uma forma de lesão da pele pelo contato com materiais que causam irritação como, por exemplo, fraldas, brincos, relógios ou mesmo produtos cosméticos e de limpeza da casa. As manifestações mais comuns são o aparecimento de bolhas, coceira e aspecto avermelhado em locais da pele que estiveram em contato com tais agressores.

O tratamento da dermatite de contato é baseado em não entrar em contato com a substância causadora, além de aplicar cremes de corticoides tópicos no local afetado.

Esperamos que, ao final dessa leitura, você tenha compreendido o que é dermatite, quais são os principais tipos da doença e como tratar cada um deles. Lembre-se de procurar um médico especialista para uma avaliação, em caso de apresentar qualquer sintoma ou alterações na pele.

Gostou deste conteúdo? Então compartilhe em suas redes sociais para que mais pessoas tenham acesso a ele!

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Olá, deixe seu comentário para O que é dermatite? Veja quais são os sintomas e tratamentos!

Enviando Comentário Fechar :/