O que é bronquite? Entenda a doença

Muitas pessoas sofrem com a bronquite, doença que causa tosse e grande desconforto respiratório. Mas será que você realmente sabe o que é bronquite e quais são as causas dessa patologia? Neste texto, vamos falar um pouco sobre esse problema tão presente na vida de muitas pessoas. Acompanhe!

Publicado por Grupo Biocentro
em

O que é bronquite? Entenda a doença

Muitas pessoas sofrem com a bronquite, doença que causa tosse e grande desconforto respiratório. Mas será que você realmente sabe o que é bronquite e quais são as causas dessa patologia? Neste texto, vamos falar um pouco sobre esse problema tão presente na vida de muitas pessoas. Acompanhe!

Definição de bronquite

A bronquite é uma doença causada pela inflamação dos brônquios, ductos que fazem a condução do ar inalado para os alvéolos pulmonares. Ela começa a se instalar quando os pequenos cílios que recobrem os brônquios não conseguem expelir o muco que está presente nas vias respiratórias.

Toda essa secreção acumulada vai inflamar os brônquios e contraí-los. Isso promove uma série de sintomas respiratórios, como falta de ar, tosse e dor torácica. 

Principais tipos de bronquite

A bronquite asmática representa um quadro específico, em que a doença é causada por uma alergia respiratória. Com o correto acompanhamento, ela pode ser controlada e, em alguns casos, o paciente realmente pode se curar da doença. 

Já a bronquite crônica é quando o acúmulo de secreção perdura por mais de três meses, mesmo que o paciente esteja realizando o tratamento adequado. O pneumologista realiza um acompanhamento contínuo para alívio dos sintomas e diminuição das crises. O papel do cigarro é muito evidente, sendo o responsável pela grande maioria dos casos. 

A bronquite alérgica é sempre iniciada por uma reação alérgica, e pode ser facilmente tratada com o afastamento do paciente dos alérgenos. Com a prevenção correta, é possível diminuir ou quase acabar com as crises.

As causas da bronquite

Quase sempre, a bronquite é ocasionada por uma infecção viral. No entanto, em alguns casos, as bactérias são os vilões. Além disso, as crises podem ser ocasionadas pelo contato com agente alérgenos, como os gases poluentes, inseticidas, ácaros e poeira. 

É importante destacar o papel do cigarro como causador e agravante da doença. Pacientes que sofrem de bronquite não devem fumar, já que as crises se tornam graves e muito constantes. Algumas outras infecções respiratórias, como a pneumonia, por exemplo, são facilitadas pela presença da bronquite crônica. 

Os sintomas e os cuidados com a bronquite

A tosse é sempre o principal sintoma da bronquite, tanto aguda quanto crônica. Ela pode ser seca, ou com expectoração de catarro durante a bronquite aguda. Já na crônica, ela é sempre produtiva, e apesar de a expectoração ser clara no início, ela pode evoluir para um muco espesso e amarelado. 

Algumas medidas que podem trazer alívio para o portador de bronquite são não fumar, beber bastante líquido, repousar, utilizar chá expectorante e ter um umidificador ou um vaporizador no quarto durante as horas de sono. 

É importante lembrar que, se você estiver sofrendo dos sintomas de bronquite crônica, deve procurar o seu médico pneumologista. Só ele pode oferecer um tratamento adequado para alívio dos sintomas e para a manutenção de uma vida saudável

E aí, gostou do nosso texto? Então, leia também o nosso artigo sobre as principais causas das dores nos rins, e melhore ainda mais sua qualidade de vida.

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Olá, deixe seu comentário para O que é bronquite? Entenda a doença

Enviando Comentário Fechar :/