Lombalgia: como amenizar este problema?

A lombalgia, popularmente conhecida como “dor nas costas”, afeta mais de 60% da população brasileira, e pode estar relacionada a uma série de hábitos de vida e a doenças.

Publicado por Grupo Biocentro
em

Lombalgia: como amenizar este problema?

A lombalgia, popularmente conhecida como “dor nas costas”, afeta mais de 60% da população brasileira, e pode estar relacionada a uma série de hábitos de vida e a doenças.

A condição exige acompanhamento médico e tratamento. Mas também, pode ser aliviada, melhorada e prevenida com algumas medidas simples que serão comentadas neste artigo!

Fortalecimento muscular
Os músculos são responsáveis por sustentar todo o corpo. A condição sedentária, isto é, onde não existe atividade física, terá como consequência o enfraquecimento muscular.

Este enfraquecimento, pode ser uma importante causa da sua lombalgia, e por isso, é interessante investir na musculação e outras práticas que tenham como objetivo o fortalecimento, a exemplo do pilates.

Bom colchão
Pelo menos 6 horas do seu dia, são dedicadas ao sono, não é? Você já parou para pensar que sua dor nas costas pode ser proveniente deste período?

Colchões inadequados ou excessivamente desgastados podem deixar o indivíduo em posição incorreta, e que resulta em lombalgia. Portanto, invista sempre em bons colchões!

Postura adequada no momento de trabalho
Sem dúvida, a lombalgia é consequência da má postura no ambiente de trabalho, seja ele qual for: tanto indivíduos que passam o dia todo sentados, como os que desempenham atividades em pé.

Os sintomas costumam surgir algum tempo depois de iniciada a profissão (sejam meses ou anos), e se não corrigidos e/ou prevenidos, podem acompanhar o indivíduo por toda a vida.

Compressas
Em dias difíceis e que você esteja sentindo dores extremamente fortes, é válido investir na compressa quente. Ela pode ser feita tanto com bolsas de gel, como também através de panos aquecidos.

Mas, tome cuidado para não se queimar!

Alongamentos
Os alongamentos pela manhã podem reduzir sua lombalgia, pois como o próprio nome diz, alongam os músculos e o preparam para as atividades seguintes.

Caminhadas
As caminhadas podem ser uma forma de aliviar suas crises de dores, e inclusive, são úteis na prevenção. Portanto, intercale as suas atividades diárias com caminhadas.

Estacione seu carro mais longe, caminhe até o refeitório no horário do almoço, saia passear com seus animais de estimação, e aproveite-se do exercício também em outros momentos do seu dia, inclusive nos de lazer!

Busque ajuda médica
A dor nas costas nem sempre é causada pela má postura! Apesar de ser o principal fator desencadeante, existe uma série de doenças que provocam o mesmo sintoma, e que requerem tratamento imediato.

Para isso, busque um médico de sua confiança, e realize os exames diagnósticos.

Condições como cálculos renais, doenças dos ovários (nas mulheres), e algumas outras condições, podem ser a causa da sua dor nas costas. Investigue!

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Olá, deixe seu comentário para Lombalgia: como amenizar este problema?

Enviando Comentário Fechar :/