Grupo Biocentro Login:
Informe seu e-mail abaixo para continuar!
XA hipertensão arterial, popularmente conhecida como “pressão alta”, é uma condição crônica, que pode estar relacionada a inúmeros fatores, e também ser a causadora de inúmeras outras doenças.
Ela está relacionada, principalmente com o sedentarismo, hábitos alimentares inadequados, presença de outras doenças crônicas, estresse rotineiro, e muito mais!
Nesta condição, aumenta-se a pressão com que o sangue circula nas artérias, podendo causar prejuízo a estes vasos, como também aos rins e indiretamente para outros órgãos.
A seguir, saiba as principais complicações desta doença!
Os rins têm como principal papel filtrar o sangue e eliminar as “impurezas” encontradas na urina. Para que este funcione plenamente, os níveis de pressão arterial precisam estar equilibrados (convenciona-se o ideal como 110 x 80 mmHg).
O dano às artérias deste órgão, podem prejudicar totalmente a sua função, levando a falência renal.
Além disso, pela força excessiva realizada nas paredes dos vasos sanguíneos, estes podem dilatar-se, formando aneurismas (nas artérias renais).
O termo retinopatia, significa “doença da retina”. A retina é uma estrutura do olho fundamental para o processo da visão e portanto deve ser ricamente vascularizada, para que funcione adequadamente.
Mas, como se trata de um tecido extremamente delicado, os vasos são finos e precisam manter uma pressão constante.
O aumento da pressão arterial causa trabalho excessivo destes vasos, podendo acabar em aneurismas e até hemorragias.
Quando “vazar” sangue na retina, a imagem ficará borrada e o paciente apresentará diversos outros prejuízos em sua visão, podendo levar até a perda completa desta (cegueira).
Os mesmos problemas relatados no rim e na retina também podem aparecer no cérebro, pelo excesso de pressão na parede dos vasos.
Esta condição crônica, elevará drasticamente as chances de desenvolver um AVE ou AVC: acidente vascular cerebral/encefálico.
Como o cérebro é responsável por todos os comandos e controle de funções de nosso organismo, qualquer interrupção de seu pleno funcionamento pode causar danos irreversíveis!
Quando se fala em sangue e hipertensão arterial, o primeiro órgão que vem a mente com certeza é o coração! Isto é, porque é o responsável por bombear todo o líquido sanguíneo pelo corpo, distribuindo-o em todos os órgãos e tecidos.
Mas, com uma pressão elevada repetitivamente poderá trazer prejuízo às paredes deste órgão, levando à possíveis doenças coronarianas e arritmias.
A aterosclerose é um processo onde ocorre deposição de gordura nos vasos sanguíneos, que poderão futuramente causar uma obstrução (popularmente falando, um “entupimento”) deste, impedindo o fluxo de sangue para determinadas regiões.
Com o processo de hipertensão arterial e enfraquecimento das paredes dos vasos, a baixa elasticidade favorece o acúmulo de gorduras, podendo acelerar a formação de placas.
A ereção, é um mecanismo que ocorre a partir de maior fluxo sanguíneo na região do pênis, permitindo que o processo ocorra mediante determinados estímulos.
Com o enfraquecimento destes vasos, menos sangue chegará a região, e assim, será provável que uma disfunção erétil se instale!
Informe seu e-mail abaixo para continuar!
XA rede de saúde do interior do Maranhão
Ensino e Pesquisa
O verão está aí, e com o calor intenso, devemos ingerir muitos líquidos. Pensando nisso, optar por sucos...
Olá, deixe seu comentário para Hipertensão: As complicações mais comuns que você precisa conhecer!