Hipertensão arterial em jovens: quais as principais causas?

A hipertensão arterial é uma doença crônica, popularmente conhecida como pressão alta e que causa danos irreversíveis às artérias (que são vasos sanguíneos) e diversos outros órgãos relacionados (como rins, cérebro, olhos, coração, e muito mais).

Publicado por Grupo Biocentro
em

Hipertensão arterial em jovens: quais as principais causas?

A hipertensão arterial é uma doença crônica, popularmente conhecida como pressão alta e que causa danos irreversíveis às artérias (que são vasos sanguíneos) e diversos outros órgãos relacionados (como rins, cérebro, olhos, coração, e muito mais).

Atualmente, 1 a cada 10 jovens sofre deste mal e, assim, nos perguntamos: qual a principal causa destes dados absurdos?

Sabe-se que se trata de uma doença de causa multifatorial, e que precisa estar sendo sempre monitorada e tratada. A seguir, conheça os principais fatores que elevam a pressão sanguínea em jovens!

  1. Alimentação

Atualmente, a alimentação inadequada vem contribuindo para o surgimento de inúmeras doenças, e dentre elas, encontra-se a hipertensão.

Neste caso, a relação se dá com a quantidade de sal na comida: este composto responsável por dar sabor aos alimentos, pode ser um inimigo quando se fala de pressão arterial.

O aumento de sal nos alimentos se deve principalmente à industrialização, que emprega doses altíssimas de sódio e outros compostos para dar sabor e conservar os alimentos.

  1. Sedentarismo

A taxa de sedentarismo em jovens só vem aumentando, e isso está relacionado principalmente com o excesso de carga a que estes são submetidos: muitas vezes, pela necessidade de trabalhar e estudar ao mesmo tempo, deixam de praticar atividades físicas.

Muitas vezes, pela necessidade de trabalhar e estudar ao mesmo tempo, deixam de praticar atividades físicas.

Existem diversos outros motivos atrelados também e o uso excessivo de tecnologias é um deles.

Sabe-se que a atividade física é essencial para manter todo o corpo em pleno funcionamento e equilíbrio e, portanto, deve ser prioridade em nossas vidas!

  1. Obesidade

O peso acima do normal pode estar relacionado ao desenvolvimento da chamada síndrome metabólica, uma condição em que o corpo entra em desequilíbrio e aumentam-se as chances de doenças cardíacas, acidentes vasculares cerebrais e também o risco global de morte.

Nela, além da hipertensão arterial, o indivíduo tende a desenvolver outros sintomas e problemas crônicos, sendo que a hipertensão arterial costuma ser uma das primeiras a se manifestar.

  1. Estresse

O atual estilo de vida tem influenciado na saúde e qualidade de vida de todas as pessoas, e principalmente dos jovens.

A pressão imposta pela sociedade, e a necessidade de se inserir em faculdades e no mercado de trabalho, elevam a responsabilidade e pressão sobre o indivíduo, podendo levar ao desenvolvimento de uma hipertensão.

  1. Genética

A hereditariedade pode ser um dos fatores que levam à elevação da pressão arterial em jovens, porém raramente será o único motivo.

Com base nisso, quando houver presença de hipertensão em pais ou parentes próximos, é essencial que o estilo de vida adotado seja no sentido de prevenir a manifestação e instalação desta doença.

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Olá, deixe seu comentário para Hipertensão arterial em jovens: quais as principais causas?

Enviando Comentário Fechar :/