Grupo Biocentro Login:
Informe seu e-mail abaixo para continuar!
XA hipertensão arterial é uma doença crônica, popularmente conhecida como pressão alta e que causa danos irreversíveis às artérias (que são vasos sanguíneos) e diversos outros órgãos relacionados (como rins, cérebro, olhos, coração, e muito mais).
Atualmente, 1 a cada 10 jovens sofre deste mal e, assim, nos perguntamos: qual a principal causa destes dados absurdos?
Sabe-se que se trata de uma doença de causa multifatorial, e que precisa estar sendo sempre monitorada e tratada. A seguir, conheça os principais fatores que elevam a pressão sanguínea em jovens!
Atualmente, a alimentação inadequada vem contribuindo para o surgimento de inúmeras doenças, e dentre elas, encontra-se a hipertensão.
Neste caso, a relação se dá com a quantidade de sal na comida: este composto responsável por dar sabor aos alimentos, pode ser um inimigo quando se fala de pressão arterial.
O aumento de sal nos alimentos se deve principalmente à industrialização, que emprega doses altíssimas de sódio e outros compostos para dar sabor e conservar os alimentos.
A taxa de sedentarismo em jovens só vem aumentando, e isso está relacionado principalmente com o excesso de carga a que estes são submetidos: muitas vezes, pela necessidade de trabalhar e estudar ao mesmo tempo, deixam de praticar atividades físicas.
Muitas vezes, pela necessidade de trabalhar e estudar ao mesmo tempo, deixam de praticar atividades físicas.
Existem diversos outros motivos atrelados também e o uso excessivo de tecnologias é um deles.
Sabe-se que a atividade física é essencial para manter todo o corpo em pleno funcionamento e equilíbrio e, portanto, deve ser prioridade em nossas vidas!
O peso acima do normal pode estar relacionado ao desenvolvimento da chamada síndrome metabólica, uma condição em que o corpo entra em desequilíbrio e aumentam-se as chances de doenças cardíacas, acidentes vasculares cerebrais e também o risco global de morte.
Nela, além da hipertensão arterial, o indivíduo tende a desenvolver outros sintomas e problemas crônicos, sendo que a hipertensão arterial costuma ser uma das primeiras a se manifestar.
O atual estilo de vida tem influenciado na saúde e qualidade de vida de todas as pessoas, e principalmente dos jovens.
A pressão imposta pela sociedade, e a necessidade de se inserir em faculdades e no mercado de trabalho, elevam a responsabilidade e pressão sobre o indivíduo, podendo levar ao desenvolvimento de uma hipertensão.
A hereditariedade pode ser um dos fatores que levam à elevação da pressão arterial em jovens, porém raramente será o único motivo.
Com base nisso, quando houver presença de hipertensão em pais ou parentes próximos, é essencial que o estilo de vida adotado seja no sentido de prevenir a manifestação e instalação desta doença.
Informe seu e-mail abaixo para continuar!
XAs dores de cabeça, tecnicamente chamadas de cefaleias, são uma queixa muito frequente no consultório...
Provavelmente, a maioria da população já teve algum quadro de micose ao longo da vida, em qualquer parte...
O vitiligo é uma doença que afeta a pele, e caracteriza-se por manchas brancas ou de coloração mais clara...
Olá, deixe seu comentário para Hipertensão arterial em jovens: quais as principais causas?