Grupo Biocentro Login:
Informe seu e-mail abaixo para continuar!
XSabemos que existe uma infinidade de medicamentos disponíveis nas farmácias. Eles possibilitam a cura de doenças e também o alívio da dor. Mas, você sabia que o uso inadequado destes pode causar uma série de problemas ao seu organismo?
Enquanto uns medicamentos necessitam de receita médica (os controlados), outros são vendidos facilmente, e, portanto, toda a população tem acesso. Por mais que pareçam inofensivos, simples analgésicos podem causar danos irreversíveis!
A seguir, conheça os principais perigos do uso excessivo e da automedicação! E lembre-se: a melhor forma de evitá-los, é consultando um médico ou farmacêutico antes da compra.
#1: Interações medicamentosas
Se você já faz uso de algum medicamento, mesmo tendo sido recomendado pelo médico, é preciso estar atento! Muitos medicamentos interagem entre si, e podem ampliar os efeitos, ou ainda, anulá-los.
Você sabia que hipertensos (isto é, pacientes com pressão alta) em uso de medicação, podem ter interação com um anti-inflamatório, por exemplo? Neste caso, a pressão arterial ficaria elevada, trazendo riscos cardiovasculares ao indivíduo.
#2: Efeitos colaterais
Os efeitos colaterais são consequências negativas que um medicamento traz, podendo ser causado por uma única dose, como também pelo uso contínuo.
Novamente, podem-se usar os anti-inflamatórios como exemplo: ao longo do tempo, estes podem ocasionar o aparecimento de lesões no estômago, que muitas vezes resultam em úlceras e gastrite.
#3: Dependência
Os medicamentos são drogas que podem causar dependência em longo prazo. Este é um dos motivos pelo qual diversos medicamentos são controlados, e portanto, só vendidos com receita.
O mecanismo é o mesmo que ocorre com álcool e drogas ilícitas e, portanto, deve-se tomar muito cuidado!
Os benzodiazepínicos são exemplos de drogas medicamentosas que causam dependência em longo prazo.
#4: Resistência
O uso inadequado de certos medicamentos, principalmente antibióticos, pode causar resistência. No caso deste remédio, o uso indevido seleciona as bactérias mais fortes, e faz com que estas criem resistência aos medicamentos.
Por este motivo os antibióticos passaram a ser vendidos com receita médica!
#5: Insuficiência renal e hepática
Os remédiso precisam ser metabolizados (isto é, transformados) para que tenham sua ação no organismo. E, este papel é desempenhado quase sempre pelo fígado.
Depois de utilizado no organismo, os rins terão a função de excretar o “restante” do medicamento na urina. Tudo isso ocorre graças a um perfeito sistema de filtragem sanguínea.
Agora, imagine a seguinte situação: tanto rins como fígado trabalhando exaustivamente sobre estas medicações. Assim como qualquer outro órgão, a exaustão pode levar ao mau funcionamento, e posteriormente, a falência destes órgãos.
Informe seu e-mail abaixo para continuar!
XA rede de saúde do interior do Maranhão
Ensino e Pesquisa
O verão está aí, e com o calor intenso, devemos ingerir muitos líquidos. Pensando nisso, optar por sucos...
Olá, deixe seu comentário para Excesso de medicações: entenda os perigos!