Estudo de perfusão cerebral (spect) avalia os distúrbios psiquiátricos e as alterações do comportamento

O Estudo de Perfusão Cerebral (SPECT) é um exame que poderíamos chamar de neuroimagem funcional, porque ele revela ao médico não apenas as alterações anatômicas do cérebro, mas também os distúrbios do seu funcionamento, daí ter se mostrado uma ferramenta importante para o médico neurologista e psiquiatra na investigação de alterações que antes eram tratadas quase empiricamente como a depressão, a dificuldade de concentração. Esta imagem cerebral fornece informação do status metabólico e funcional do tecido cerebral, daí a sua importante contribuição para o diagnóstico preciso e precoce destas alterações.

Publicado por Grupo Biocentro
em

Estudo de perfusão cerebral (spect) avalia os distúrbios psiquiátricos e as alterações do comportamento

O Estudo de Perfusão Cerebral (SPECT) é um exame que poderíamos chamar  de neuroimagem funcional, porque ele revela ao médico não apenas as alterações anatômicas do cérebro, mas também os distúrbios do seu funcionamento, daí ter se mostrado uma ferramenta importante para o médico neurologista e psiquiatra na investigação de alterações que antes eram tratadas quase empiricamente como a depressão, a dificuldade de concentração. Esta imagem cerebral fornece informação do status metabólico e funcional do tecido cerebral, daí a sua importante contribuição para o diagnóstico preciso e precoce destas alterações.

O Spect Cerebral contribui para diferenciar as Demências das síndromes depressivas além de ser muito importante para na avaliação dos distúrbios psiquiátricos bem como nas alterações do comportamento.

Este exame é realizado de forma simples, sem nenhum incômodo para o cliente, a não ser o fato de ter que esperar o tempo necessário (em torno de 40 minutos) para que a gama-câmara computadorizada registre as imagens funcionais do cérebro, após receber uma pequena administração endovenosa da substância e também esperar o tempo exigido para que ela chegue ao córtex cerebral, o que torna possível a aquisição destas imagens. As imagens adquiridas são então processadas pelo computador e analisadas pelo médico nuclear que faz o relato das alterações encontradas.

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Olá, deixe seu comentário para Estudo de perfusão cerebral (spect) avalia os distúrbios psiquiátricos e as alterações do comportamento

Enviando Comentário Fechar :/