Entenda o que é cistite

Cistite é o nome dado à inflamação da bexiga. Homens e mulheres estão sujeitos à ter cistite em algum momento da vida. No entanto, ela é mais frequente nas mulheres porque as características anatômicas femininas favorecem o aparecimento da infecção.

Publicado por Grupo Biocentro
em

Entenda o que é cistite

Cistite é o nome dado à inflamação da bexiga. Homens e mulheres estão sujeitos à ter cistite em algum momento da vida. No entanto, ela é mais frequente nas mulheres porque as características anatômicas femininas favorecem o aparecimento da infecção. 

A uretra da mulher, além de muito mais curta do que a do homem, está mais próxima da região anal, onde várias bactérias estão presentes. Nos homens, depois dos 50 anos, o crescimento da próstata e consequentemente a retenção de urina na bexiga podem causar cistite.

Agora que você já sabe o que é cistite, continue a leitura e entenda quais são as causas, os sintomas, os tratamentos e como evitar a doença. 

Quais são as causas da cistite?
Em geral, a cistite é causada pela bactéria Escherichia coli, encontrada no intestino, onde não gera nenhum problema. Mas, no trato urinário essa bactéria leva à infecção da uretra, da bexiga ou até mesmo dos rins, que não são locais colonizados por ela. 

A bactéria Escherichia coli está presente nas fezes. Pode acontecer de essa bactéria migrar e contaminar a região perineal (local onde estão os órgãos genitais). Após um certo tempo a E. coli se multiplica e invade a uretra e coloniza a bexiga, causando uma cistite infecciosa. 

Nos pacientes imunodeficientes, especialmente nos portadores do vírus HIV ou em tratamento com quimioterapia para algum câncer, são comuns as cistites por fungos.

Aqueles que se submetem à radioterapia de órgãos intra abdominais (útero e próstata, por exemplo) podem desenvolver uma inflamação vesical que é conhecida por cistite rádica. 

Quais são os sintomas da cistite?
Entre os principais sintomas da doença podemos citar:

aumento da frequência das micções (polaciúria);
urgência miccional;
ardência e dificuldade para urinar (disúria);
cor anormal da urina, mais escura;
odor forte da urina;
pouca eliminação de urina em cada micção;
dor no baixo ventre;
febre;
sangue na urina (hematúria).
Qual é o tratamento da cistite?
O tratamento da cistite infecciosa necessita do uso de antibiótico, que será escolhido de acordo com o tipo de bactéria encontrada no exame de urina, chamado de EAS.

Por isso, é fundamental tomar os medicamentos nos horários e número de dias recomendados pelo médico, mesmo que os sintomas não estejam mais presentes já nas primeiras doses.

A escolha do antibiótico pelo médico é orientada pelo resultado da cultura da urina (urocultura). O controle de cura da cistite inclui culturas de urina após o ciclo do antibiótico.

Como evitar a cistite? 
Beber muita água é fundamental para evitar a doença. Isso faz com que a urina seja formada com mais rapidez, eliminando-se as bactérias antes que elas se multipliquem (1,5 a 2 litros de água/dia).

Cuidar da higiene da região perineal também é fator importante para evitar a cistite. Após a evacuação a limpeza deve ser feita com ducha ou chuveiro.

Deve-se evitar usar calças apertadas e roupas íntimas de tecido sintético, dando preferência a materiais que permitam a transpiração, como o algodão.

Evitar prender, segurar ou adiar a micção também é importante. Tal hábito aumenta o tempo das bactérias no trato urinário e ampliam as chances de infecção. 

Esperamos que tenham compreendido o que é cistite, quais são as causas, sintomas e como tratar e evitar a doença!

Ainda tem alguma dúvida sobre o que é cistite? Então deixe seu comentário para que possamos esclarecê-la!

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Olá, deixe seu comentário para Entenda o que é cistite

Enviando Comentário Fechar :/