Dores crônicas: conheça 4 doenças que podem causar esse mal

Quem nunca sentiu dor, não é mesmo? Ela é uma reação normal do organismo para sinalizar que há algo de errado acontecendo e pode ser causada por vários fatores, desde um ferimento ao estresse do dia a dia. Quando essas dores não cessam depois de três meses, podem ser consideradas dores crônicas.

Publicado por Grupo Biocentro
em

Dores crônicas: conheça 4 doenças que podem causar esse mal

Quem nunca sentiu dor, não é mesmo? Ela é uma reação normal do organismo para sinalizar que há algo de errado acontecendo e pode ser causada por vários fatores, desde um ferimento ao estresse do dia a dia. Quando essas dores não cessam depois de três meses, podem ser consideradas dores crônicas.

A dor crônica pode começar por várias razões, como após uma cirurgia, lesão ou fazer parte do progresso e sintomas de uma doença. Quem sofre deste mal, tem mais chances de ter depressão, não consegue completar tarefas cotidianas simples, irritabilidade, entre outras consequências.

Para saber mais sobre este assunto, continue a leitura e conheça as principais doenças que causam esta terrível dor!

1. Fibromialgia
Sem causa definida, a fibromialgia causa fortes dores musculares, cansaço, dores articulares, problemas ao dormir, enxaquecas, entre outros sintomas. Alguns fatores de risco como estresse, traumas físicos e emocionais podem dar origem a doença.

Ela afeta mais mulheres entre 30 a 50 anos, e não há cura. O tratamento consiste em controle dos sintomas, como alívio das dores, auxílio na insônia e aumento da qualidade de vida por meio de atividades que proporcionem bem-estar, como a hidroginástica, acupuntura e massagem.

2. Artrite reumatoide
É uma doença autoimune crônica inflamatória que afeta principalmente as articulações. Os sintomas incluem cansaço, articulações inchadas, vermelhas, quentes, dores muito fortes e rigidez ao acordar. A doença é simétrica, isto é, ocorre em pares, como nos dois pulsos, nas duas mãos, nos dois joelhos, entre outras articulações.

É três vezes mais frequente em mulheres do que em homens, e é mais comum após os 40 anos. Não existe cura e as inflamações podem causar lesões nos ossos e deformações, principalmente nas mãos. Os tratamentos incluem medicamentos para diminuir a inflamação, fisioterapia para aliviar as dores crônicas e ajudar na mobilidade, e cirurgia.

3. Espondilite Anquilosante
Outra enfermidade autoimune — quando o sistema imunológico ataca células saudáveis do corpo —, a espondilite anquilosante atinge o esqueleto, principalmente as vértebras da coluna. As articulações intervertebrais se inflamam e geram uma resposta imunológica do corpo que, erroneamente, fusionam uma vértebra a outra.

Acomete três vezes mais homens que mulheres, entre os 18 e 25 anos. Os sintomas são dores na coluna, rigidez matinal, diminuição dos movimentos, dor no quadril, febre baixa, entre outros. Como não há a possibilidade de separar as vértebras fusionadas, o tratamento é com medicamentos e fisioterapia para fortalecer a musculatura.

4. Esclerose múltipla
É uma doença inflamatória crônica que envolve o sistema nervoso central, como o cérebro, nervos ópticos e a medula espinhal. É autoimune, mas, neste caso, o sistema imunológico ataca uma estrutura dos neurônios que ajuda nos impulsos nervosos — a bainha de mielina. Como a estrutura está danificada, a comunicação entre o cérebro e o corpo não acontece da mesma forma.

A causa é desconhecida, acomete mais pessoas entre 20 e 30 anos, não existe cura e é mais comum em mulheres. Os sintomas são imprevisíveis, mas alguns são fortes dores, cansaço, incontinência urinária, problemas de mobilidade, dormência, problemas de visão, entre outros. O tratamento consiste em diminuir a frequência dos surtos com medicamentos, fisioterapia e atividade física.

Não se esqueça que, caso haja suspeita de alguma doença, é muito importante consultar um médico! Um diagnóstico precoce diminui o avanço das doenças e pode aumentar a sua qualidade de vida com as dores crônicas.

Gostou deste texto? Compartilhe nas redes sociais para que seus amigos leiam também e conheçam mais deste assunto!

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Olá, deixe seu comentário para Dores crônicas: conheça 4 doenças que podem causar esse mal

Enviando Comentário Fechar :/