Descubra como aliviar a dor de garganta

A dor de garganta pode ser um leve incômodo e até se tornar uma doença mais séria. Ela pode ter diversas causas, e é uma das patologias mais comuns no nosso dia a dia, principalmente para quem tem filhos pequenos.

Publicado por Grupo Biocentro
em

Descubra como aliviar a dor de garganta

A dor de garganta pode ser um leve incômodo e até se tornar uma doença mais séria. Ela pode ter diversas causas, e é uma das patologias mais comuns no nosso dia a dia, principalmente para quem tem filhos pequenos.

Neste texto, daremos algumas dicas de como aliviar a dor de garganta e quais são as suas maiores causas. Quer saber mais sobre o assunto? Então acompanhe! 

O que é a dor de garganta?

dor de garganta é um sintoma provocado, na maioria das vezes, por alguma doença infecciosa. Bastante dolorosa e incômoda, essa inflamação pode ter origem viral ou bacteriana, podendo ser resolvida com o uso de antibióticos, no caso das infecções bacterianas ou com anti-inflamatórios. 

Quais são as causas da dor de garganta?

Em sua maioria, as dores de garganta surgem devido à infecções virais, podendo aparecer por uma gripe, ou após um resfriado. Com um sintoma de faringite, laringite, de uma mononucleose, herpangina e até uma como uma parotidite infecciosa. 

No caso das infecções bacterianas é muito provável que, além da vermelhidão provocada pela inflamação, você também encontre pus no local afetado. As bactérias podem provocar faringites, amigdalites e epiglotites. 

Outro motivo das dores de garganta são as irritações e as lesões. Algumas substâncias podem ser irritantes para a orofaringe, como o tabaco e os poluentes do ar. Além disso, o clima muito seco pode ressecar a mucosa da orofaringe facilitando lesões e infecções por bactérias e vírus. 

Como posso tratar uma dor de garganta?

O tratamento para as dores de garganta depende do motivo que está causando a mesma. No caso de uma infecção bacteriana é indicado o uso dos antibióticos, que não tratam doenças causadas por vírus. Por isso, é importante que você não deixe de procurar o seu médico. 

Você pode lançar mão de tratamentos naturais, que conseguem aliviar a dor de garganta e ajudam a melhorar mais rápido. E, entre os ingredientes mais utilizados para isso estão o mel, o própolis e o limão.

Além deles, o gengibre e o chá de maçã com mel, também fazem muito bem para a mucosa da orofaringe e aliviam os efeitos da inflamação nos tecidos da garganta. Outro método caseiro que sempre é indicado é não descuidar da hidratação, então, use e abuse dos líquidos como água e sucos naturais. 

Os anti-inflamatórios, mesmo quando vendidos sem prescrição médica não devem ser utilizados em demasia. Seu uso contínuo pode provocar diversas complicações e é altamente prejudicial à saúde do seu estômago, principalmente para idosos. 

A dor de garganta pode surgir por diversos motivos e, principalmente em crianças, deve ser tratada com cautela. Vários produtos naturais podem ser utilizados para aliviar esse sintoma, mas procure o seu médico antes de utilizar qualquer tipo de medicamento e proteja a sua saúde e de sua família. 

E aí, gostou do nosso texto? Aprendeu um pouco mais sobre como aliviar a dor de garganta? Então, curta a nossa página no Facebook e fique por dentro de todos os nossos conteúdos.

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Olá, deixe seu comentário para Descubra como aliviar a dor de garganta

Enviando Comentário Fechar :/