Crianças podem ter diabetes? Descubra a seguir!

O diabetes é uma doença cada vez mais prevalente dentre a população, e traz uma série de preocupações aos pacientes e seus familiares, pois a maioria das pessoas conhece as complicações e perigos da patologia.

Publicado por Grupo Biocentro
em

Crianças podem ter diabetes? Descubra a seguir!

O diabetes é uma doença cada vez mais prevalente dentre a população, e traz uma série de preocupações aos pacientes e seus familiares, pois a maioria das pessoas conhece as complicações e perigos da patologia.

É muito comum termos contato com um amigo ou familiar que sofre de diabetes, e precisa realizar um controle da alimentação, uso de medicamentos e buscar a perda de peso.

Mas, embora a maioria dos acometidos pela doença sejam adultos, será que ela pode estar presente em crianças? Descubra a seguir!

O que é o diabetes?

A principal fonte de energia do ser humano é a glicose, obtida na alimentação através dos carboidratos – isto é, açúcares em geral. Para que este meio energético seja utilizado, um hormônio (a insulina) auxilia na entrada da glicose nas células.

A insulina é produzida no pâncreas, e podem existir situações que ela deixa de ser “fabricada”, ou mesmo para de “funcionar”. Com isso, muito açúcar fica circulando pelo sangue, e consequentemente, traz as tão temidas complicações do quadro.

Tipos de diabetes

Existem diversos tipos de diabetes e causas variadas, mas neste tópico abordaremos as duas principais, que correspondem a maioria dos pacientes. São elas:

Diabetes melittus tipo 1: apenas 10% dos pacientes diabéticos têm este tipo, e em sua maioria, o diagnóstico é feito na infância ou adolescência. Portanto, os jovens podem sim sofrer desta doença. Sua origem está relacionada principalmente a genética, a qual ainda não foi muito bem esclarecida por estudos.

Diabetes mellitus tipo 2: diferentemente da anterior, este tipo de diabetes ocorre principalmente em adultos e idosos, e decorre da alimentação inadequada, obesidade, sedentarismo e outros fatores.

Como é feito o diagnóstico?

Agora que você já sabe o que é o diabetes, como ela ocorre e em quais pacientes está presente, vamos focar nas crianças.

O diabetes melittus tipo 1 costuma trazer alguns sintomas para as crianças e adolescentes, os quais preocupam os pais e levam a busca de ajuda médica. São eles:

Vontade de ir ao banheiro várias vezes ao dia;
Aumento do apetite;
Sede excessiva;
Emagrecimento sem explicação.
Portanto, é preciso conscientizar os pais da importância de buscar ajuda médica quando tais sintomas estiverem presentes.

Existe tratamento?

Assim como na diabetes do adulto, é possível tratar. Inclusive, é essencial que o tratamento seja adotado para diminuir as complicações da doença – como os problemas de rim, perda de visão, e muito mais.

O diabetes melittus tipo 1 é tratado com insulina, e o tipo desta e dose irão variar conforme cada caso. Existem diversas opções mais recentes de tratamento que diminuem o número de aplicações diárias do medicamento.

Além disso, recomenda-se uma mudança no padrão de alimentação destes pacientes, além da prática de atividades físicas.

Quando diagnosticada precocemente e tratada de forma adequada, é possível conviver com a doença. Busque um endocrinologista para maiores informações acerca do assunto!

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Olá, deixe seu comentário para Crianças podem ter diabetes? Descubra a seguir!

Enviando Comentário Fechar :/