Grupo Biocentro Login:
Informe seu e-mail abaixo para continuar!
XA constipação é definida como dificuldade para eliminar as fezes, tanto por motivos fisiológicos (isto é, dos órgãos e funcionamento corpóreo) quanto psicológicos.
Ela se faz presente na vida de mais de 25% das crianças, e acaba muitas vezes, por desesperar os pais. A seguir, conheça algumas medidas simples que poderão melhorar em muito este problema!
A água desempenha papel essencial em nosso organismo, e com as fezes não será diferente: mais de 60% do bolo fecal é composto por água.
Levando em conta que muitas crianças não possuem o hábito de ingerir água, e muitas vezes, acabando optando por bebidas gaseificadas, chocolates com leite, e outros, estas, possuirão maior propensão a constipação.
Portanto, incentivar os filhos a hidratarem-se de forma correta, é tarefa de todas as mamães!
As fibras também são um composto importante das fezes, e na sua ausência, pode-se ter constipação.
Investir em uma dieta rica neste composto, auxilia no bom funcionamento intestinal do seu filho.
Saiba onde encontrar fibras:
E muito mais!
Muitas vezes, a constipação é iniciada quando a criança ingressa na escola. Isso ocorre principalmente, pelo fato de elas estarem engajadas na atividades, ou ainda, sentirem vergonha de ir ao banheiro.
Portanto, conversar com as professoras sobre o assunto, e contar os hábitos intestinais do seu filho, poderão auxiliar.
Criar uma rotina de ir ao banheiro todas as manhãs, por exemplo, fará com que seu filho se sinta motivado com a tarefa, e a siga como uma obrigação.
O estabelecimento de um horário, sistematiza a vida da criança, e aumenta as chances de adesão a determinada tarefa.
A constipação pode estar ligada à fatores emocionais, como a saída das fraldas: as crianças ainda não sabem ao certo sobre os hábitos intestinais, e acabam por eliminar fezes na calça, ou ainda em ambientes inapropriados; os pais costumam reprimir e tratar a situação como algo vergonhoso.
E assim, toda e qualquer crítica reflete no desenvolvimento da criança, e com a evacuação não será diferente.
Portanto, desde o desfralde, evite “repressões”; e, caso isso já tenha ocorrido, parabenize seu filho todas as vezes que for ao banheiro, juntamente com o uso de outras medidas de incentivo.
Se a situação estiver fora do controle, e não for resolvida rapidamente, busque o pediatra para investigar o que está ocorrendo.
É essencial que uma avaliação seja realizada, de modo a excluir doenças que têm a constipação como manifestação principal. Portanto, esteja sempre atento!
Informe seu e-mail abaixo para continuar!
XA rede de saúde do interior do Maranhão
Ensino e Pesquisa
O verão está aí, e com o calor intenso, devemos ingerir muitos líquidos. Pensando nisso, optar por sucos...
Olá, deixe seu comentário para Constipação infantil: como combater este problema tão comum?