Constipação e cólicas na infância: como tratar?

As cólicas infantis e prisão de ventre são responsáveis por gerar um grande desconforto na vida dos bebês e crianças, que muitas vezes, não conseguem expressar o que estão sentindo. A principal causa destes distúrbios, é decorrente da imaturidade do sistema gastrointestinal: o intestino e as demais estruturas envolvidas na digestão infantil ainda não são bem desenvolvidas e, assim, estão mais propensas a cólicas e constipação.

Publicado por Grupo Biocentro
em

Constipação e cólicas na infância: como tratar?

As cólicas infantis e prisão de ventre são responsáveis por gerar um grande desconforto na vida dos bebês e crianças, que muitas vezes, não conseguem expressar o que estão sentindo.

A principal causa destes distúrbios, é decorrente da imaturidade do sistema gastrointestinal: o intestino e as demais estruturas envolvidas na digestão infantil ainda não são bem desenvolvidas e, assim, estão mais propensas a cólicas e constipação.

A forma mais sensata de prevenir estes quadros, é através da alimentação correta, tanto do filho quanto da mãe (se esta estiver amamentando).

Cólicas infantis: o que são e o que fazer?

As cólicas costumam ser mais comuns em bebês, principalmente até os 3 meses de idade. Apesar de ser uma grande preocupação para os pais (principalmente os de primeira viagem), ela não possui causas patológicas, e tende a desaparecer espontaneamente.

Existem algumas medidas simples e não medicamentosas que ajudam a melhorar e reduzir os desconfortos:

  • Massagens abdominais: podem ser utilizados óleos corporais (próprios para bebês, é claro), juntamente com uma massagem leve na região abdominal.
  • Compressas: compressas com bolsa térmica ou paninho quente podem também ajudar a eliminar os desconfortos.
  • Fletir as pernas: “dobras” as perninhas do seu filho pode ajudar na melhora das cólicas.
  • Alimentação adequada materna: se você está amamentando, saiba que sua alimentação pode ser a causa da cólica de seu filho. Portanto, siga as orientações do seu médico e evite alimentos gordurosos, chocolates, etc.

E no caso de os sintomas persistirem (principalmente após os 3 meses de idade), procure o pediatra responsável pelo seu filho!

Constipação infantil

A constipação infantil, pode ser tanto um processo normal e decorrente do desfralde, como também uma situação patológica:

  • Patológica: decorrente de alguma malformação fetal, causa metabólica, e diversas outras. São mais comuns no período fetal.
  • Fisiológica (ou normal): são decorrentes de hábitos e costumes da criança.

Durante a avaliação médica, será investigada a causa da prisão de ventre,  e identificação dos fatores de risco.

O mais comum, é que a partir dos 2 anos, as crianças que ainda não saíram das fraldas, tenham como “defesa” não evacuar, principalmente por vergonha ou sentimento de culpa ao fazê-lo nas fraldas.

Ao substituir fraldas descartáveis pelo vaso sanitário, os pequenos também encontrarão dificuldades de adaptação, e neste meio, é possível que ocorra uma prisão de ventre.

Seguem a seguir, algumas dicas para os papais minimizarem este problema:

  • Ter calma: não se exaltar e brigar pela recusa ao ir para o vaso sanitário, pode ser a forma mais saudável de evitar que seu filho tenha problemas de constipação.
  • Estabelecer rotina: assim como no adulto, é essencial que a criança tenha o seu horário para evacuar. No início do desfralde pode ser que isso não dê certo, mas é preciso persistência.
  • Alimentação: estabelecer hábitos saudáveis e uma dieta rica e variada em nutrientes, pode minimizar os problemas de constipação. Manter seu filho sempre hidratado também é uma medida importante.

E no caso de os sintomas persistirem e reterem à uma doença, busque imediatamente o médico pediatra de seu filho, que fará o diagnóstico e possível indicação de medicamentos laxativos!

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Olá, deixe seu comentário para Constipação e cólicas na infância: como tratar?

Enviando Comentário Fechar :/