Conheça os sintomas da tendinite e previna-se

Você já sentiu algum incômodo, em partes do corpo como ombros, cotovelos, punhos ou joelhos, causado por movimentos repetitivos do dia a dia? Esse tipo de desconforto é um dos sintomas da tendinite, que nada mais é do que uma inflamação dos tendões.

Publicado por Grupo Biocentro
em

Conheça os sintomas da tendinite e previna-se

Você já sentiu algum incômodo, em partes do corpo como ombros, cotovelos, punhos ou joelhos, causado por movimentos repetitivos do dia a dia? Esse tipo de desconforto é um dos sintomas da tendinite, que nada mais é do que uma inflamação dos tendões.

Os sintomas mais comuns da tendinite são dores, inchaço e dificuldade de movimentar o membro lesionado. A tendinite, que pode ser crônica ou aguda, é o resultado de uma inflamação do tendão — estrutura que une os músculos aos ossos — por uma sobrecarga de atividades. No post de hoje, separamos para você dicas para identificar e tratar a tendinite, acompanhe!

Quais são as causas da tendinite?

Algumas atividades diárias podem levar ao desenvolvimento da tendinite, confira:

  • falta de alongamento;
  • manter uma má postura;
  • movimentos repetitivos, como digitar, escrever, tocar instrumentos;
  • situações de estresse, que chegam a provocar contraturas musculares;
  • atividades físicas em excesso e feitas de maneira incorreta;
  • uso de sapatos desconfortáveis;
  • excesso de força de um membro específico.

Quais são os sintomas da tendinite?

Quando o tendão inflamar é comum sentir muita dor no local, inclusive, atingindo as proximidades e causando inchaço. Abaixo, enumeramos os principais sintomas:

  1. A dor fica ainda mais forte, quando se movimenta o membro, por exemplo, ao levantar os braços ou os ombros, ao dobrar ou esticar a perna, ao levantar os dedos dos pés ou das mãos.
  2. Ocorre inchaços próximos ao pescoço, cotovelo, joelho.
  3. Devido à dor há limitação dos movimentos.
  4. É muito comum que o local lesionado perca a força.
  5. Longas e frequentes incidências da tendinite podem causar atrofia do músculo.
  6. O membro afetado pode apresentar alta temperatura e ficar vermelho.

Por isso, em caso de manifestação dos sintomas da tendinite, é fundamental procurar um médico especialista no assunto, até para descartar outros problemas, e relatar todo o quadro de dor e sua rotina.

Como tratar a tendinite?

Com base no histórico do paciente e no resultado do exame físico, específico para cada tipo de tendão, será medido a força e a sensibilidade daquele membro. Pode ser solicitado exames adicionais de imagem, para se certificar do diagnóstico, verificar o grau de inflamação e até checar outras possíveis causas para a dor.

O tratamento em si será feito com medicamentos indicados pelo médico, repouso, uso de compressas e até fisioterapia, dependendo da gravidade da doença.

Para tratar a tendinite é preciso evitar o esforço excessivo do membro afetado ou, ainda, deixar de realizar a atividade causadora do desconforto, até o tendão se restabelecer.

Apesar de ser uma doença comum, a tendinite é grave e se não for tratada, com a devida atenção, o que era um pequeno desconforto pode gerar uma lesão crônica denominada ‘tendinose’, na qual pode ocorrer, inclusive, a ruptura do tendão.

Como prevenir a tendinite?

Agora, que você já sabe quais são os sintomas da tendinite, é importante descobrir como preveni-la! Separamos algumas dicas:

  • evitar movimentos repetitivos;
  • alongar os tendões antes e depois das atividades;
  • evitar ficar muito tempo na mesma posição;
  • procurar ficar sempre com a postura ereta.

E você, gostou das nossas dicas? Não deixe de compartilhar este post sobre os sintomas da tendinite com os seus amigos nas redes sociais! 

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Olá, deixe seu comentário para Conheça os sintomas da tendinite e previna-se

Enviando Comentário Fechar :/