Grupo Biocentro Login:
Informe seu e-mail abaixo para continuar!
XAs viroses são muito comuns em nosso dia a dia, podendo ser extremamente incômodas e nos privar de diversas atividades. Além disso, quando mal cuidadas, elas podem evoluir para algumas complicações graves. Por isso, é extremamente importante consultar o seu médico antes de qualquer automedicação.
Neste texto, portanto, falaremos sobre alguns hábitos que te ajudarão na prevenção de viroses. Quer saber mais sobre o assunto? Então, acompanhe com a gente!
Viroses são doenças causadas por microrganismos virais. Esse grupo abrange inúmeras doenças que, no entanto, podem possuir uma sintomatologia extremamente similar e confundir os especialistas na hora de especificar o agente causador.
Em casos de doenças virais, a maioria das pessoas possui sintomas como febre, dores pelo corpo e nas articulações, cefaleia, vômitos e diarreias. Sempre que você perceber alguns destes sintomas procure o seu médico para uma avaliação mais detalhada.
Entre as principais viroses do nosso dia a dia, as mais comuns ocorrem pelo vírus influenza. É esse microrganismo provoca aquelas gripes que todo mundo tem, pelo menos, uma vez ao ano.
Outras doenças como a dengue, catapora, febre amarela, caxumba, rubéola e herpes simples, também são de origem viral e podem provocar diversos sintomas, desde febre até inúmeras petéquias na pele.
A principal forma de prevenir alguma virose é sempre lavar as mãos adequadamente. Uma quantidade enorme de vírus é transmitida por meio do contato e, por isso, a maneira mais fácil de se contaminar é através de suas mãos.
Quando você leva as mãos contaminadas aos olhos, boca e outras mucosas, você está facilitando a entrada de microrganismos no seu corpo, se expondo a pegar infecções virais.
É extremamente importante realizar uma manutenção diária dos ambientes de sua casa e devem sempre estar limpos e arejados. Essa medida auxilia na diminuição da transmissão dos vírus que são disseminados pelo ar, como aqueles que causam a faringite e a dor de garganta.
Quando alguma pessoa está apresentando algum quadro de virose, as chances dela contaminar os indivíduos que estão a sua volta é grande. O contato entre pessoas favorece a passagem de um vírus de um para o outro.
Algumas doenças virais possuem uma forma de proteção extremamente eficaz. As hepatites A e B, o sarampo e várias outras afecções podem ser evitadas utilizando vacinas que estão presentes no calendário de vacinação do ministério da saúde.
Sempre antes de ingerir frutas, verduras ou legumes, realize a higienização correta dos mesmos. Utilize água corrente e dilua um pouco de água sanitária — esse processo é capaz de matar os microrganismos que podem causas várias viroses.
Mesmo sendo doenças autolimitadas, as viroses devem ser tratadas com cautela. Por isso, nunca esqueça de se hidratar e procure seu médico no caso de complicações mais severas. Somente ele pode prescrever medicamentos e realizar os diagnósticos diferenciais.
E aí, gostou do nosso texto e aprendeu um pouco mais sobre hábitos que vão te ajudar na prevenção de viroses? Então, assine a nossa newsletter e fique por dentro de todos os nossos conteúdos!
Informe seu e-mail abaixo para continuar!
XA rede de saúde do interior do Maranhão
Ensino e Pesquisa
O verão está aí, e com o calor intenso, devemos ingerir muitos líquidos. Pensando nisso, optar por sucos...
Olá, deixe seu comentário para Conheça 5 hábitos que vão te ajudar na prevenção de viroses