Conheça 5 hábitos que vão te ajudar na prevenção de viroses

As viroses são muito comuns em nosso dia a dia, podendo ser extremamente incômodas e nos privar de diversas atividades. Além disso, quando mal cuidadas, elas podem evoluir para algumas complicações graves. Por isso, é extremamente importante consultar o seu médico antes de qualquer automedicação.

Publicado por Grupo Biocentro
em

Conheça 5 hábitos que vão te ajudar na prevenção de viroses

As viroses são muito comuns em nosso dia a dia, podendo ser extremamente incômodas e nos privar de diversas atividades. Além disso, quando mal cuidadas, elas podem evoluir para algumas complicações graves. Por isso, é extremamente importante consultar o seu médico antes de qualquer automedicação.

Neste texto, portanto, falaremos sobre alguns hábitos que te ajudarão na prevenção de viroses. Quer saber mais sobre o assunto? Então, acompanhe com a gente!

O que é uma virose

Viroses são doenças causadas por microrganismos virais. Esse grupo abrange inúmeras doenças que, no entanto, podem possuir uma sintomatologia extremamente similar e confundir os especialistas na hora de especificar o agente causador. 

Em casos de doenças virais, a maioria das pessoas possui sintomas como febre, dores pelo corpo e nas articulações, cefaleia, vômitos e diarreias. Sempre que você perceber alguns destes sintomas procure o seu médico para uma avaliação mais detalhada.

Tipos de viroses mais comuns

Entre as principais viroses do nosso dia a dia, as mais comuns ocorrem pelo vírus influenza. É esse microrganismo provoca aquelas gripes que todo mundo tem, pelo menos, uma vez ao ano.

Outras doenças como a dengue, catapora, febre amarela, caxumba, rubéola e herpes simples, também são de origem viral e podem provocar diversos sintomas, desde febre até inúmeras petéquias na pele. 

Hábitos que contribuem para a prevenção

1. Lave sempre as mãos

A principal forma de prevenir alguma virose é sempre lavar as mãos adequadamente. Uma quantidade enorme de vírus é transmitida por meio do contato e, por isso, a maneira mais fácil de se contaminar é através de suas mãos.

Quando você leva as mãos contaminadas aos olhos, boca e outras mucosas, você está facilitando a entrada de microrganismos no seu corpo, se expondo a pegar infecções virais.

2. Procure um ambiente arejado

É extremamente importante realizar uma manutenção diária dos ambientes de sua casa e devem sempre estar limpos e arejados. Essa medida auxilia na diminuição da transmissão dos vírus que são disseminados pelo ar, como aqueles que causam a faringite e a dor de garganta. 

3. Limite o contato com pessoas doentes

Quando alguma pessoa está apresentando algum quadro de virose, as chances dela contaminar os indivíduos que estão a sua volta é grande. O contato entre pessoas favorece a passagem de um vírus de um para o outro. 

4. Mantenha sua vacinação em dia

Algumas doenças virais possuem uma forma de proteção extremamente eficaz. As hepatites A e B, o sarampo e várias outras afecções podem ser evitadas utilizando vacinas que estão presentes no calendário de vacinação do ministério da saúde. 

5. Higienize corretamente os alimentos

Sempre antes de ingerir frutas, verduras ou legumes, realize a higienização correta dos mesmos. Utilize água corrente e dilua um pouco de água sanitária — esse processo é capaz de matar os microrganismos que podem causas várias viroses. 

Mesmo sendo doenças autolimitadas, as viroses devem ser tratadas com cautela. Por isso, nunca esqueça de se hidratar e procure seu médico no caso de complicações mais severas. Somente ele pode prescrever medicamentos e realizar os diagnósticos diferenciais. 

E aí, gostou do nosso texto e aprendeu um pouco mais sobre hábitos que vão te ajudar na prevenção de viroses? Então, assine a nossa newsletter e fique por dentro de todos os nossos conteúdos!

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Olá, deixe seu comentário para Conheça 5 hábitos que vão te ajudar na prevenção de viroses

Enviando Comentário Fechar :/