Confira o que é a enxaqueca e quais os principais sintomas

Uma simples dor de cabeça ou enxaqueca? É muito comum as pessoas confundirem esses sinais. A dor de cabeça pode provir de uma sinusite, rinite, estresse, insônia, mudanças climáticas, distúrbios alimentares, etc. Mas, e a enxaqueca? Continue lendo e veja o que é e quais são os principais sintomas.

Publicado por Grupo Biocentro
em

Confira o que é a enxaqueca e quais os principais sintomas

Uma simples dor de cabeça ou enxaqueca? É muito comum as pessoas confundirem esses sinais.

A dor de cabeça pode provir de uma sinusite, rinite, estresse, insônia, mudanças climáticas, distúrbios alimentares, etc. Mas, e a enxaqueca? Continue lendo e veja o que é e quais são os principais sintomas.

Entenda o que é a enxaqueca

A enxaqueca é uma dor de cabeça pulsante que normalmente afeta um dos lados da cabeça. É intensa e persistente, podendo durar de 4 horas até vários dias, e pode ser acompanhada por náuseas, vômitos, distúrbios visuais, sensibilidade à luz e sons.

Ela pode afetar tanto as crianças quanto os homens, mas são as mulheres as mais atingidas. A enxaqueca pode aparecer na adolescência, mas não tem uma idade para parar, ou melhor, aos 50 ou 60 anos ela começa a diminuir e, muitas vezes, ela melhora ou desaparece na menopausa.

Conheça as causas da enxaqueca

Ainda são desconhecidas as causas da enxaqueca, mas já se sabe que os fatores genéticos e ambientais contribuem para esse distúrbio. Pode estar, de alguma forma, relacionada a uma alteração temporária na atividade cerebral que afeta os neurotransmissores nos vasos sanguíneos do cérebro, onde ocorre a pressão nos nervos e por consequência a dor de cabeça.

A enxaqueca não tem cura, mas pode ser controlada, por isso a importância de procurar um especialista para iniciar o tratamento adequado ao perfil do paciente.

Como controlar a enxaqueca

É importante fazer um mapeamento e verificar se a dor aparece e aumenta com a ingestão de alguns alimentos. Com a ajuda de um médico, ele acompanhará os sintomas e a sua evolução para verificar se o problema é alimentar.

O abuso de remédios para uma simples dor de cabeça pode até agravar o caso da enxaqueca ou não fazer efeito. Como é uma doença crônica, o certo é verificar com seu médico o melhor analgésico para tomar.

Em alguns casos graves de enxaqueca, pode até mesmo ser necessário uma breve internação para receber medicamentos na veia. O médico neurologista analisará o perfil do paciente e administrar o melhor medicamento e as dosagens corretas.

Como agir durante a crise da enxaqueca

O paciente deve repousar em um lugar sem ruídos, com pouca iluminação ou odores fortes — podendo optar também por técnicas de relaxamento que ajuda o paciente a se acalmar.

Tome o remédio indicado do seu médico assim que começarem os primeiros sintomas, não deixe a dor piorar, quanto mais você demorar para tomar o remédio, mais vai demorar para aliviar.

Evite queijos amarelos, salsichas, alimentos em conserva, frituras, chocolates, café, refrigerantes e bebidas alcoólicas.

Durante a gripe, evite também ficar ao sol, ou se exercitar, lembre-se que o repouso é importante, e tome bastante água, aliás, a água é essencial para o nosso organismo  e outras doenças.

Seja qual for a dor de cabeça, fraca ou forte, nunca deixe de consultar um médico, sempre existe uma causa para ela. E se você gostou do nosso artigo sobre enxaqueca, não deixe de comentar, seja uma dúvida ou informação para acrescentar.

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Olá, deixe seu comentário para Confira o que é a enxaqueca e quais os principais sintomas

Enviando Comentário Fechar :/