Como se proteger da gripe?

A gripe é conhecida pela maior parte da população, e com certeza já fez parte da vida de quase todas as pessoas. Caracteriza-se por ser uma doença viral, isto é, causada por um vírus entra no organismo e causa uma diversidade de sintomas.

Publicado por Grupo Biocentro
em

Como se proteger da gripe?

A gripe é conhecida pela maior parte da população, e com certeza já fez parte da vida de quase todas as pessoas. Caracteriza-se por ser uma doença viral, isto é, causada por um vírus entra no organismo e causa uma diversidade de sintomas.

Inicialmente, é marcada por um mal-estar, e costuma ser seguida de febres, dores de garganta, e outros sintomas característicos. É facilmente confundida com o resfriado, que apresenta os mesmos sintomas, porém de forma mais branda.

O que muitas pessoas não sabem, é que existem formas extremamente simples de prevenir a doença, e que estão ao seu alcance! A seguir, conheça as principais.

1: Evite aglomerações

A principal forma de transmissão da doença é pelo ar, quando carregado de partículas contaminadas. Portanto, em locais com muitas pessoas e sem ventilação, há uma grande chance de o vírus estar presente.

Evitar estes locais, principalmente no inverno (em que o ar está frio e úmido, com maior chance de sobrevivência do vírus), é uma excelente opção. E, se isto não for possível, outras medidas podem ser tomadas nestes ambientes:

·        Abrir janelas: deixar o ambiente o mais ventilado possível é uma forma de prevenção. Esta é uma medida a ser adotada dentro do transporte público, por exemplo.

·        Ligar ventiladores: se possível, ligar ventiladores ou outros equipamentos que promovam a circulação do ar.

·        Estimular a higiene pessoal: em escolas ou até mesmo no ambiente de trabalho, pode-se promover a higiene, como o cuidado ao tossir, higienização das mãos, e muito mais. Deixar um álcool gel à vista é uma excelente opção!

2: Higienização das mãos

As mãos carregam milhares de vírus e bactérias, pelos diversos contatos que têm ao longo do dia. Portanto, buscar mantê-las sempre limpas é uma forma de prevenir a gripe e diversas outras doenças. Isso poderá ser feito tanto com álcool gel como também com sabão.

Ao chegar em casa, lave sempre as mãos, assim como antes de refeições e em todos os momentos possíveis do dia. Estimule seus filhos, familiares e amigos a adotarem os mesmos hábitos.

3: Invista na sua imunidade

Nosso corpo possui um complexo sistema de defesa, em que diversas células e órgãos trabalham o tempo todo. Mas, para que tudo esteja em perfeito equilíbrio, é necessária uma alimentação saudável.

Para isso, aposte sempre nas vitaminas e sais minerais. Todas as substâncias necessárias podem ser encontradas em frutas, verduras, legumes, e outros alimentos saudáveis!

Assim, quando entrar em contato com o vírus da gripe, seu corpo estará preparado para se defender, e as chances de desenvolver uma gripe serão muito menores.

4: Vacinas

Atualmente, a vacina da gripe está disponível no SUS para a população de maior risco. Costuma ser feita no início do inverno, em gestantes, idosos, profissionais da saúde, e outros.

Depois do período de vacinação desta população “especial”, os estoques são também disponibilizados ao restante da população.

Também existe a possibilidade de vacinar-se pela rede privada!

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Olá, deixe seu comentário para Como se proteger da gripe?

Enviando Comentário Fechar :/