Como fugir das intoxicações alimentares?

Muito se fala sobre intoxicações alimentares, mas você sabe o que realmente significa? Elas geralmente ocorrem quando um alimento apresenta perigo – isto é, possui algum agente ou propriedade que o torna inviável para o consumo humano.

Publicado por Grupo Biocentro
em

Como fugir das intoxicações alimentares?

Muito se fala sobre intoxicações alimentares, mas você sabe o que realmente significa? Elas geralmente ocorrem quando um alimento apresenta perigo – isto é, possui algum agente ou propriedade que o torna inviável para o consumo humano.

E, dentro destes “perigos”, classificam-se em 3 principais:

  • Biológicos: seria a contaminação de um alimento com microorganismo, sendo este prejudicial ao organismo. Um exemplo são alimentos contaminados com fungos (ou bolores).
  • Químicos: seriam compostos presentes na composição do alimento, principalmente os processados. Exemplifica-se o excesso de corante em determinadas bebidas.
  • Físicos: consiste em na presença de materiais na composição do alimento ou em sua embalagem.
    Depois de alimentar-se, o indivíduo será contaminado proporcionalmente à quantidade de composto tóxico presente no alimento, e então, começa a desenvolver sintomas.

As manifestações variam desde vômitos e diarreia, a danos cerebrais irreversíveis. Portanto, a melhor forma de livrar-se das intoxicações, é através da prevenção!

Como evitar as intoxicações alimentares?

Agora que você já sabe como elas podem ser causadas, e como afetam o indivíduo, saiba as principais formas de evitar este problema!

#1: Higienize as mãos

Você pode ser o principal responsável pela contaminação dos seus alimentos! Portanto, antes de manipulá-los, ou mesmo anteriormente as refeições, é preciso estar com as mãos limpas.

Lavar com sabão e água em abundância é sempre a melhor forma de livrar-se dos microorganismos. O álcool gel também pode ser utilizado complementarmente na higienização.

#2: Lave bem os alimentos

As frutas e verduras têm alta chance de estarem contaminadas, tanto com micro-organismos como com agrotóxicos. Portanto, lave-as bem!

Uma opção é dissolver água sanitária em água, e deixar os alimentos de molho por um tempo. Assim, você elimina a possibilidade de intoxicações.

#3: Higienize as embalagens

Alguns alimentos acabam sendo armazenados em depósitos, e há o risco de contaminação das embalagens. A urina do rato, por exemplo, é capaz de transmitir a leptospirose, uma doença que pode ser fatal.

Portanto, não só os alimentos, como também suas embalagens precisam ser higienizadas!

#4: Atente para a validade dos alimentos

Alimentos vencidos possuem maiores riscos de estarem contaminados, e por isso, é extremamente importante consumir apenas o que estiver dentro do prazo de validade.

#5: Mantenha alimentos em temperatura ideal

As carnes precisam ser mantidas em temperatura baixa para que não haja contaminação com microorganismos. O mesmo ocorre com alimentos industrializados, que devem ser congelados.

Expor estes a temperaturas não ideais, cria um ambiente favorável a proliferação de diversos animais, que acabam por danificar a comida.

Como agir diante de uma intoxicação?

Quando a prevenção não for suficiente, e você suspeitar de uma intoxicação alimentar, busque um médico imediatamente!

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Olá, deixe seu comentário para Como fugir das intoxicações alimentares?

Enviando Comentário Fechar :/