Como criar hábitos alimentares mais saudáveis?

Atualmente vivemos em um mundo onde todas as coisas que consumimos são em sua maioria de fácil alcance, e a maioria delas, industrializada. Vemos diariamente os impactos deste tipo de alimentação e os perigos que vivemos por consumir todos estes tipos de produtos, mas como criar hábitos alimentares mais saudáveis?

Publicado por Grupo Biocentro
em

Como criar hábitos alimentares mais saudáveis?

Atualmente vivemos em um mundo onde todas as coisas que consumimos são em sua maioria de fácil alcance, e a maioria delas, industrializada. Vemos diariamente os impactos deste tipo de alimentação e os perigos que vivemos por consumir todos estes tipos de produtos, mas como criar hábitos alimentares mais saudáveis?

Para saber como criar hábitos alimentares mais saudáveis é necessário enxergar o nosso corpo como um sistema que precisa ser abastecido. Imagine nosso estômago como um tanque de gasolina que pode ser preenchido mas que, assim como o corpo humano, se sobrecarregado irá transbordar.

Nós, por outro lado, ao invés de transbordarmos literalmente, começamos a transbordar de maneiras silenciosas. Os níveis de colesterol aumentam, a pressão se altera, começam a surgir inúmeras doenças que estão diretamente relacionadas com os nossos hábitos alimentares que não estão nem perto de serem saudáveis.

A maioria das pessoas está acostumada a consumir fast food, comidas prontas e que em sua maioria contém gorduras saturadas, farinhas brancas, açúcares que não acabam mais e todos os tipos de substâncias que, se fossem equilibradas, estariam de maneira benéfica em nosso organismo, mas que já vem prontas para nós de maneira desequilibrada.

Como mudar os hábitos alimentares?

Veja, por exemplo, os refrigerantes: são bebidas gasosas de consumo completamente desenfreado na sociedade em que vivemos. Possuem quantidades de açúcar altíssimas, que compõe muito mais do que uma pessoa precisa ingerir diariamente.

Os hábitos alimentares estão diretamente ligados com a influência do mercado e das direções de consumo que nos são dadas pelas propagandas e pelos estímulos que recebemos diariamente para o consumo destas substâncias.

Como mencionado anteriormente, é muito importante alimentar-se para suprir as necessidades dos nossos corpos, por isto, saber o que seu corpo precisa faz muita diferença na hora de ir ao supermercado e fazer escolhas que prezem por hábitos alimentares saudáveis ao invés de consumo de comida de maneira desenfreada e impensada.

Saiba o que seu corpo precisa

A maioria de nós está cansada de saber pelas nossas mães e por hábitos que foram incutidos em nós, mas que em sua maioria não seguimos por existirem opções tão mais saborosas e que colocam nossos corpos em uma espécie de transe de prazer: a maioria destas comidas contém açúcares.

O açúcar é um vilão tão nocivo que é considerado como droga: é uma das que mais viciam e uma das mais difíceis de se livrar. É por esta razão que você sempre quer mais refrigerante, pela qual as crianças sempre querem mais doce, pela qual é tão difícil dizer não e resistir mesmo quando estamos de dieta e nos oferecem um grande pedaço de bolo cremoso.

Açúcar vicia, nossos cérebros são programados a partir do consumo para sempre pedirem mais. Por isso é importante saber do consumo desta substância com mais consciência e menos desequilíbrio: as frutas possuem frutose, uma fonte que consegue suprir nossas necessidades diárias de açúcares sem ser prejudicial à saúde.

Troque o modo de pensar

Busque alimentos que contém substâncias saudáveis para o funcionamento de seu corpo: os vegetais são uma fonte muito grande de vitaminas, fibras, proteínas e nutrientes que podem compor a maioria de uma dieta.

Saiba escolher na hora de comprar, encontre substitutos saudáveis para as comidas que você sabe que não são muito saudáveis e que podem ser prejudiciais de fato para a sua saúde. Procure não comer comidas prontas, como massas congeladas, sanduíches congelados ou comidas processadas de maneira geral.

A melhor opção é sempre preparar sua comida, quando você cozinha, você sabe o que está entrando no seu corpo e sabe a maneira como foi produzido, podendo então interferir de maneira consciente em seus hábitos alimentares e notar resultados em sua vida cotidiana.

Procure consumir mais frutas, mais verduras, mais produtos naturais, menos farináceos e massas brancas em geral, controle o consumo de açúcar e o mais importante: se alimente quando estiver com fome.

Saiba ouvir os sinais do seu corpo, entender como o seu ciclo alimentar funciona, esteja consciente do funcionamento do seu sistema digestório também, procure consumir comidas que, aliadas ao consumo correto da quantidade de água necessária para o funcionamento do intestino, fazem do seu organismo melhor.

Nós somos o que comemos, e é importante estar atento ao que estamos nos tornando. Procure orientação médica caso esteja enfrentando problemas em relação aos seus hábitos alimentares ou ao seu peso, acesse www.grupobiocentro.com.

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Olá, deixe seu comentário para Como criar hábitos alimentares mais saudáveis?

Enviando Comentário Fechar :/