Como as férias podem impactar na sua saúde?

Depois de todas as festas de final de ano, viagens e férias, é normal que surja uma preocupação com a saúde. Geralmente no início de um novo ano, são criadas metas envolvendo a prática de atividades físicas e dieta saudável. Mas, antes de qualquer passo, é preciso parar para pensar em como as férias te tiraram dos “eixos”, e quais os impactos que este período teve sobre a saúde. A seguir, conheça os principais prejuízos e fique atento!

Publicado por Grupo Biocentro
em

Como as férias podem impactar na sua saúde?

1) Ganho de peso

É muito comum que as pessoas engordem nas férias, pois geralmente nenhuma dieta é seguida nesta época. Além disso, há um consumo excessivo de doces, sobremesas e também de bebidas alcoólicas.

Portanto, analise seu peso, se engordou, e quanto precisa emagrecer. Busque um nutricionista para que uma dieta ideal seja prescrita, e o processo seja realizado da forma adequada.

2) Sedentarismo

Você deixou de ir à academia durante os feriados e no período em que esteve viajando? Pois, prepare-se para voltar!

Também, muitas pessoas que antes eram sedentárias estipulam como meta para o novo ano a prática de exercícios.

Se esforce ao máximo para retornar a rotina e criar hábitos, e não deixe que a preguiça das férias te afete durante os 12 meses do novo ano!

3) Intoxicações alimentares

Se durante suas viagens ou período de férias você teve algum sintoma de viroses ou intoxicações alimentares, dê uma atenção especial à sua dieta e alimentação.

Infelizmente, estas doenças são muito comuns no período, devido ao acúmulo de pessoas nos mesmos ambientes, déficits de tratamento de água, distribuição de alimentos contaminados, e muito mais.

E quando sintomas de diarreia e vomito surgirem, busque imediatamente um médico para evitar a desidratação.

4) Manchas na pele

Se o seu destino de férias foi alguma região quente e com muito sol, você provavelmente deve ter notado o surgimento de manchas na pele. Infelizmente, também é um problema comum, e tende a ser agravado quando o filtro solar não é utilizado adequadamente e recorrentemente.

Mas, quando voltar à rotina, lembre-se de marcar uma avaliação com dermatologista, que é o profissional responsável pelos cuidados da pele. Existe uma diversidade de tratamentos, que serão indicados conforme o seu caso!

5) Endemias

Quando viagens internacionais são realizadas, ou mesmo dentro do país para regiões endêmicas de determinadas doenças, é preciso tomar muito cuidado.

A medida mais sensata é conhecer tudo sobre o destino antes de programar a viagem, e vacinar-se antecipadamente se houver alguma endemia.

6) Hábitos de sono

Seus horários, sem dúvidas, foram totalmente modificados no período em que esteve de férias. É comum que as pessoas durmam mais tarde e também acordem mais tarde, o que se torna um problema no momento de voltar à rotina.

Portanto, tenha muita disciplina para evitar que haja queda no rendimento e na concentração durante as atividades diárias. Para prevenir a fadiga, invista na qualidade do seu sono, principalmente nos primeiros dias do retorno.

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Olá, deixe seu comentário para Como as férias podem impactar na sua saúde?

Enviando Comentário Fechar :/