Como ajudar quem está sofrendo de alguma doença mental?

A depressão e a ansiedade são cada vez mais comuns dentre a população, além de diversas outras doenças que acometem a mente. Provavelmente você já se deparou, em algum momento, com alguém que estava enfrentando este tipo de situação. Muitas pessoas não conseguem entender estas doenças, e, portanto, são incapazes de ajudar entes próximos. A seguir, conheça algumas dicas sobre como ajudar amigos, parentes e colegas que estão sofrendo de algum transtorno mental!

Publicado por Grupo Biocentro
em

Como ajudar quem está sofrendo de alguma doença mental?

1) Ofereça apoio

Até certo tempo, os transtornos mentais eram mal vistos pela sociedade, e muitas vezes entendidos como loucura. Porém, com tantos avanços da medicina, hoje já se tem a clareza de que a ansiedade, a depressão, a esquizofrenia e todas as outras doenças psiquiátricas, são como qualquer outra desordem do organismo (como pressão alta, câncer, etc).

Sendo assim, o primeiro passo para ajudar quem está passando por esta difícil situação é oferecer apoio, e demonstrar que entende todo o sofrimento.

2) Jamais critique

Alguns transtornos mentais podem ser desencadeados por grandes traumas, perdas ou outros “choques” que o indivíduo pode ter vindo a sofrer. Já outros, podem surgir sem que haja nenhum motivo.

Sendo assim, estas doenças devem ser entendidas como um cansaço da mente, e em hipótese alguma, devem ser julgadas por estranhos.

A depressão não está atrelada, em hipótese alguma, a preguiça, falta do que fazer ou mesmo fraqueza. Ao mesmo tempo, a ansiedade não pode ser entendida como neurose.

Antes de tecer qualquer crítica a um paciente, coloque-se no lugar!

3) Nem sempre existem palavras

Quando alguém lhe contou que havia recebido o diagnóstico de uma destas doenças, você provavelmente ficou sem saber o que dizer.

E, nem sempre é preciso dizer algo! Seu silêncio pode ser muito mais confortador que quaisquer outras palavras.

4) Seja um incentivador

Muitas vezes, a doença mental dificulta o desempenho de atividades diárias, e pode inclusive, levar à incapacidade do indivíduo.

Algumas frases podem ser de grande valia neste momento, como:

·        Tudo isso vai passar, em seu tempo.

·        Eu estarei aqui sempre que precisar de mim.

·        Não faço ideia do que está passando, mas vou sempre segurar a sua mão.

5) Incentive a busca por ajuda profissional

Os únicos capazes de tratar uma doença da mente são os profissionais da saúde, sejam psiquiatras, médicos, psicólogos, ou outros.

Portanto, você deve sempre encorajar pacientes a buscarem ajuda médica, e principalmente, a terapia.

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Olá, deixe seu comentário para Como ajudar quem está sofrendo de alguma doença mental?

Enviando Comentário Fechar :/