Grupo Biocentro Login:
Informe seu e-mail abaixo para continuar!
XConsiderado o maior desafio da saúde pública no Brasil, o chikungunya tem deixado muitas pessoas com dúvidas, principalmente em relação aos sintomas e tratamento.
Portanto, para que você entenda tudo sobre o problema, preparamos este post com informações sobre essa doença que prejudica principalmente os idosos, causando dores em suas articulações.
Quer ficar por dentro do assunto? Acompanhe nosso artigo e saiba, de uma vez por todas, como identificar e tratar a doença.
O Chikungunya é uma febre, uma doença viral, que tem sintomas semelhantes aos da dengue. No entanto, o vírus não provoca complicações hemorrágicas.
O nome estranho significa “doença do homem curvado” ou “doença quebra-ossos” — em tradução livre do idioma maconde, originado da Tanzânia —, isso por que a pessoa infectada sofre com dores agudas nas articulações e passa a ter uma postura curvada.
A doença pode ser transmitida pelos mosquitos Aedes albopictus ou Aedes aegypti, os mesmos responsáveis pela febre amarela e a dengue.
O arbovírus CHIKV, que possui estruturas parecidas com a do vírus da dengue é responsável por causar a doença.
Por meio de um inseto vetor — que pode ser o Aedes Aegypti — o chikungunya, pode se transmitido para uma pessoa saudável.
A partir daí, o vírus fica incubado no organismo do infectado por um período que pode variar entre 4 e 7 dias. Porém, a doença pode permanecer por 12 dias no hospedeiro sem que se note nenhum sintoma.
É importante lembrar que a picada do mosquito é a forma mais fácil de se contrair a doença. No entanto, uma pessoa pode pegar a febre através da transmissão vertical, ou seja, se uma mulher estiver grávida, ela poderá passar a doença para a criança durante o parto.
Você também pode ter a enfermidade se tiver contato com sangue de pacientes infectados. Portanto, tome cuidado com agulhas contaminadas e em casos de transfusão de sangue. A doença também pode ser transmitida durante um transplante de órgãos.
A principal característica da doença é a dor aguda nas articulações. Caso você tenha dores nos pés, dedos, tornozelos, joelhos ou pulsos, procure um médico.
Outro sintoma é a febre acima de 39 graus. A temperatura aumenta em consequência da ação do vírus no corpo, potencializando as dores..
A dor de cabeça também é intensa. O indivíduo se sente incapaz de realizar as pequenas tarefas do dia a dia.
As manchas vermelhas na pele também fazem parte do quadro de sintomas. Elas aparecem por todo o corpo do infectado.
Os sintomas gastrointestinais, como diarreia ou vômito, também podem aparecer em conjunto com as demais complicações.
Além desses sintomas, outros problemas podem surgir durante o período de infecção e os idosos são os que mais sofrem com a doença, apresentando dores agudas nas articulações durante meses — ou, até mesmo, um ano!
Não existe um tratamento específico para o chikungunya. Muitos pacientes se curam espontaneamente após 10 dias do contágio da doença. No entanto, as medidas adotadas pelos médicos pode reduzir os sintomas.
Para evitar a desidratação, deve-se beber 2 litros de água por dia. No caso de febre e dores articulares, o médico vai indicar analgésicos específicos e medicamentos que possam amenizar e controlar os sintomas.
É importante evitar anti-inflamatórios e aspirina pois, se a doença não for diagnosticada com precisão, é possível que seja confundida com a dengue, e o uso desses medicamentos pode aumentar o risco de hemorragias.
Na fase aguda, evite o uso de medicamentos que prejudicam o sistema imunológico e, na fase crônica, as dores poderão ser tratadas com remédios corticóides. Mas lembre-se: nada de se medicar por conta própria.
Agora que você já sabe como identificar e tratar o chikungunya, ficará atenta aos sintomas. Caso tenha desconfie de estar infectada com a doença, procure um médico e faça exames.
Ainda tem dúvidas sobre o assunto? Tem alguma sugestão? Deixe seu comentário abaixo e enriqueça a nossa discussão.
Informe seu e-mail abaixo para continuar!
XA rede de saúde do interior do Maranhão
Ensino e Pesquisa
O verão está aí, e com o calor intenso, devemos ingerir muitos líquidos. Pensando nisso, optar por sucos...
Olá, deixe seu comentário para Chikungunya: saiba como identificar e tratar!