Grupo Biocentro Login:
Informe seu e-mail abaixo para continuar!
XAs celulites são um problema do universo feminino, por se tratarem alterações estéticas, que causam impacto na autoestima e autoconfiança da mulher.
É claro que elas também podem atingir os homens, porém estes acabam sendo menos afetados, por questões hormonais – que você descobrirá a seguir!
Mas, existe alguma forma de prevenir a celulite? Como tratá-la? A seguir, tudo que você precisa saber!
Afinal, o que é a celulite?
Caracterizada por “buraquinhos” que causam desníveis na pele, a celulite é uma condição unicamente estética, e que não traz consequências mais graves ao indivíduo.
Ela ocorre em uma camada situada abaixo da epiderme e da derme, chamada de adipócito – estrutura responsável por armazenar gordura.
É de se esperar que existam diversos vasos sanguíneos e linfáticos na região, para drenar substâncias e também transportar a gordura para que seja armazenada. Além disso, cada adipócito é separado em uma espécie de compartimento, de tecido fibroso.
A celulite se trata de um quadro em que há aumento de gordura nos adipócitos, levando a um inchaço destas células, que acaba por comprimir vasos sanguíneos (afetando a nutrição local), e principalmente, “rasgar” o tecido fibroso – sendo este fato o responsável pelo aspecto da celulite.
Como as mulheres estão mais suscetíveis ao depósito de gordura, por conta de um hormônio chamado de estrógeno, elas consequentemente serão as maiores vítimas das celulites. Os homens além de possuírem baixos níveis do hormônio, também possuem o tecido fibroso mais resistente, que dificilmente irá “ceder”.
Como evitar a condição?
Agora que você já sabe do que se trata e como se forma a celulite, é importante conhecer algumas formas de preveni-la!
#1: Alimentação saudável
Hábitos alimentares que agreguem industrializados, alimentos gordurosos, refrigerantes, e doces em excesso, propiciam o acúmulo de gordura nas células, e consequentemente, a celulite.
Portanto, busque uma dieta mais saudável, rica em frutas, verduras, e também tome muita água!
#2: Evitar o uso de anticoncepcionais
Os anticoncepcionais, nada mais são que doses exageradas de hormônio, que impedem uma possível gravidez. Portanto, o excesso do estrógeno no corpo (já visto anteriormente), irá aumentar os depósitos de gordura, favorecendo o surgimento ou aumento do dano estético em questão.
Portanto, busque alternativas anticoncepcionais, a exemplo de preservativos, DIU, diafragma, e outros.
#3: Investir em atividade física
A prática de atividade física, além de queimar os estoques dos adipócitos, leva ao fortalecimento de fibras e tecidos do corpo – sendo um deles, o tecido fibroso (que é alvo da celulite).
Então, tanto para evitar, como reduzir a doença, é válido praticar exercícios!
Tratamento para a celulite
Atualmente, existem diversas opções de tratamento para a celulite, que exigem acompanhamento médico. Para maiores esclarecimentos sobre o seu caso, busque um profissional!
A seguir, conheça as principais formas de combate disponíveis atualmente:
Informe seu e-mail abaixo para continuar!
XA rede de saúde do interior do Maranhão
Ensino e Pesquisa
O verão está aí, e com o calor intenso, devemos ingerir muitos líquidos. Pensando nisso, optar por sucos...
Olá, deixe seu comentário para Celulites: como preveni-las e eliminá-las?