Grupo Biocentro Login:
Informe seu e-mail abaixo para continuar!
XO Alzheimer é uma doença causada pela degeneração cerebral, irreversível, e que pode causar danos diversos ao paciente, principalmente no que se refere à memória.
Atualmente, o número de casos vem aumentando, e isso pode ser explicado pelo envelhecimento populacional: como oAlzheimer é uma doença decorrente da idade, e as pessoas estão vivendo por mais tempo, consequentemente os números de casos crescem.
Vale lembrar que existem diversos motivos que podem levar ao surgimento desta patologia, e portanto, a soma de vários deles, aumenta drasticamente os riscos.
Como já dissemos anteriormente, a idade é um fator de risco para o desenvolvimento do Alzheimer.
Isso ocorre porque existe uma tendência ao acúmulo de placas e proteínas no cérebro, que induzem a degeneração, como também o mau funcionamento.
Por diversos mecanismos, os traumas também podem elevar as chances de desenvolver a doença, principalmente se não tratados da forma correta.
Ser mulher também eleva a chance de se ter Alzheimer, mas os mecanismos ainda não são bem esclarecidos. Acredita-se queisso ocorra pelo estrógeno, o hormônio sexual da mulher.
Após a menopausa, tem-se uma queda na produção desta substância, que antes servia de fator protetor, levando à constante preservação da estrutura e função do cérebro.
A presença de casos na família eleva em até 3,5 vezes a chance de desenvolver. Portanto, se algum parente, principalmente de primeiro grau, possui a doença, é interessante investir nos fatores protetores!
Quando se fala de doença cerebral, é impossível prever o que vai acontecer com cada indivíduo, pelo fato de cada organismo se comportar de uma maneira distinta.
Mas, existem algumas formas de se proteger da doença, para então, eliminar as chances de desenvolvê-la.
Ter amigos, viver em contato com a família e com as pessoas que ama, pode ser um fator protetor para a doença deAlzheimer.
Isso pode ser explicado pela liberação de diversas substâncias cerebrais em momentos de felicidade e prazer.
A baixa escolaridade é um fator de risco para a doença. Portanto, saber ler, escrever, estar sempre resolvendo enigmas, palavras-cruzadas, e muito mais, pode ser uma ótima escolha para a prevenção desta doença.
Estes estímulos fazem com que seu cérebro esteja sempre trabalhando, e assim, combatendo os mecanismos “agressores” quepoderiam levar à doença.
Anteriormente, foi descrito que ser mulher é um fator de risco para a doença, devido a baixa produção de estrógeno depois da menopausa.
Diversos estudos falam que repor o estrógeno (através da terapia de reposição hormonal) pode reduzir as chances de desenvolver a doença.
O álcool pode interferir em todo o seu corpo e causar diversos prejuízos, e com o cérebro não será diferente.
Portanto, não ingerir álcool ou então, fazê-lo em doses baixas, também é uma forma de se proteger do Alzheimer.
Informe seu e-mail abaixo para continuar!
XA rede de saúde do interior do Maranhão
Ensino e Pesquisa
O verão está aí, e com o calor intenso, devemos ingerir muitos líquidos. Pensando nisso, optar por sucos...
Olá, deixe seu comentário para Alzheimer: tudo que você precisa saber!